Dente de um picnodontiforme (Actinopterygii, Neopterygii) da Formação Estiva, Cenomaniano-Turoniano da Bacia de Pernambuco, NE do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/5556Resumo
Os actinopterígeos picnodontiformes são formas especializadas de peixes, por sua dentição adaptada à durofagia, o corpo alto e estreito e por se adaptarem a ambientes marinhos rasos e/ou recifais. O achado inédito de restos deste tipo de peixe na região de Maracaípe, porção sul da faixa costeira da Bacia de Pernambuco, bem como a primeira evidência da presença de vertebrados, é comunicado para os depósitos carbonáticos da Formação Estiva, de provável idade Cenomaniano-Turoniano. Com isto, se ampliam os estudos sobre o conteúdo fossilífero da bacia, cujo conhecimento ainda foi pouco explorado.
Palavras-chave: dentes picnodontiformes, Cretáceo, Bacia de Pernambuco, Formação Estiva.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.