Contribuições e limitações dos estudos culturais em pesquisas sobre recepção televisiva em “segunda tela”
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2016.181.08Resumo
O artigo se propõe a analisar as contribuições e as limitações do instrumental teórico-metodológico dos estudos culturais para pesquisas sobre recepção televisiva em “segunda tela”. A discussão teórica é enriquecida por uma pesquisa empírica de inspiração etnográfica com telespectadores do programa “The Voice Brasil 2014” nas redes sociais Twitter e Facebook. O intuito é verificar de que modo as técnicas de pesquisa utilizadas tradicionalmente pelos estudos culturais nas investigações sobre recepção podem ser aplicadas em estudos sobre “segunda tela”. Apontamos que o maior desafio em pesquisas dessa modalidade torna-se conseguir abarcar o conjunto “televisão multiplataforma”, ou seja, a complexa rede sociotécnica articulada aos processos receptivos contemporâneos.
Palavras-chave: estudos culturais, recepção televisiva, segunda tela.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.