Memória, identidade e imprensa em uma perspectiva relacional
Resumo
Este trabalho busca refletir sobre a relação entre memória, mídia e identidade social. Em primeiro lugar, apresentamos uma discussão sobre os conceitos de memória e identidade. Buscamos, assim, mostrar como ambas são constituídas por processos interativos e dinâmicos, práticas discursivas e estratégias narrativas. Por fim, relacionamos memória e identidade com o campo da mídia, entendida como uma agência fundamental nos processos de produção desses dois conceitos.
Palavras-chave: memória, identidade, mídia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.