https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/issue/feed Entrelinhas 2022-07-22T19:32:52-03:00 Entrelinhas entrelinhasunisinos@gmail.com Open Journal Systems Revista Entrelinhas https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/24110 Análise do discurso e práticas escolares 2022-04-27T17:48:33-03:00 José Wesley Vieira Matos jose.wesley98@alu.ufc.br 2022-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Entrelinhas https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23387 Teatralidade em Memórias Póstumas de Brás Cubas 2021-12-07T10:43:11-03:00 Ana Paula Justen anapaulajusten2@gmail.com Juracy Assmann Saraiva juracy@feevale.br <p>This paper, which is part of the project entitled “Fiction by Machado de Assis: Human Theatricality and its Representation through Dramatic Arts Resources”, seeks to identify the presence of dramatic patterns in <em>Posthumous Memoirs of Brás Cubas</em>, a novel by Machado de Assis, published in 1881. Its analysis is justified because the theme of the theatricality of human actions is present in the narrative, which, in addition, uses resources of theater in the same discourse. Based on bibliographical research, this reflection offers a panoramic view of the historical context of the 19th century, when the Brazilian writer lived and the novel’s story takes place. It presents a synthesis of the Brazilian dramaturgy, which emerged in the same period, and the biography of Machado de Assis, through which the writer’s passion for dramatic arts and his efforts to achieve the consolidation of Brazilian theater is proved. Furthermore, the paper analyzes aspects of the dramatic arts, proving its presence in <em>Posthumous Memoirs of Brás Cubas</em>. Publications by Juracy Assmann Saraiva, João Roberto Faria, and Renata Pallottini were crucial for the research, having contributed to confirm the hypothesis that Machado de Assis uses elements of dramaturgy to produce the <em>post mortem</em> biography of Brás Cubas.</p> 2022-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Entrelinhas https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/21562 Antropologia Folclórica 2021-09-02T14:22:40-03:00 Paula Rossi Benites paularossibenites@gmail.com <p class="Default"><strong>Resumo: </strong>O objetivo deste artigo é prosseguir com análises realizadas e publicadas anteriormente sobre como a essência de ritos de civilizações antigas encontram-se presentes em narrativas de origem oral e releituras cinematográficas das mesmas. O estudo teve início em 2014 e foi exposto em formato de monografia. Posteriormente, foi realizada a publicação de um resumo dessa monografia em forma de artigo científico e o avanço dessa pesquisa foi publicado em 2018. Pretende-se, agora, dar segmento às considerações apontadas, pois constatou-se nos estudos já realizados que a cinematografia conservou tais elementos e que, por muitas vezes, houve um resgate de traços ritualísticos nessas releituras. Questionou-se, portanto, quais seriam os motivos que explicassem tal fenômeno. Valendo-se da mesma metodologia que guiou pesquisas anteriormente realizadas, o presente estudo visa abordar os traços de ritos de iniciação para a fase adulta e de mensagens subliminares presentes na produção cinematográfica <em>Frozen II, o Reino do Gelo</em>, cujo lançamento recente proporcionou o avanço da presente pesquisa. Embora pareça que há um esgotamento sobre o assunto, o segmento do longa-metragem demonstrou ser um recorte importante que fundamenta ainda mais as premissas já apontadas em nossos estudos, visto que apresenta uma gama significativa de elementos abordados por Propp (1997), norteador da pesquisa, e contribui de forma significativa para os estudos da Antropologia Folclórica, da Cinematografia e da Literatura.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Narrativas orais. Antropologia folclórica. Ritos de passagem. Releituras para o cinema.</p> 2022-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Entrelinhas https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/21755 A mitologia e a psicanálise do jogo em “Lady Lazarus” 2021-03-18T14:33:33-03:00 Mariana Soletti da Silva solettimariana@gmail.com <p>O presente trabalho busca referências míticas no que tange ao fogo na poesia de Sylvia Plath, sobretudo em seu poema "Lady Lazarus" (2007). Para tal, valemo-nos das considerações sobre o mito de Durand (1996, 2010) e Eliade (2016). Utilizaremos os escritos de Gaston Bachelard (1994), além de abordarmos questões psicoanalíticas do poema de Plath de acordo com Ana Cecília Carvalho (2003). Buscar-se-á inferir como o fogo trabalha no (e com) o sujeito poético a fim de dissecar todos os estratos poéticos possíveis. Enquanto resultado, entendemos que o sujeito poético se distorce, por meio da linguagem, para torná-lo ilegível ao patriarcado e seus processos. Assim, consegue sobreviver em um ambiente hostil.</p> 2022-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Entrelinhas https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23469 Mídia, literatura e adaptação 2021-12-01T10:10:33-03:00 Letícia Lima llima4@ucs.br <p>Este artigo objetiva investigar, por meio de uma análise comparativa, a adaptação do poema épico <em>Gaú-chê-rama-ura</em>, do escritor caxiense Zulmiro Lino Lermen, para a publicação no <em>Jornal Pioneiro</em> entre os anos de 1967 e 1968. O texto original difere do publicado no periódico por inúmeras características, desde o número de estrofes até o conteúdo nelas presente, constituindo-se quase como dois textos completamente distintos. A fim de comparar essas duas versões do poema, o presente trabalho divide-se em quatro partes. Primeiramente, a título de considerações iniciais, apresentam-se, brevemente, detalhes sobre o autor e a obra ora em análise. Em seguida, realiza-se um levantamento acerca do surgimento do romance de folhetim e sua repercussão na literatura brasileira. Na sequência, reflete-se acerca da adaptação de textos literários para a circulação na mídia impressa, analisando esse movimento no texto ora em pauta. Por fim, a título de considerações finais, retomam-se as ideias principais trazidas ao longo do texto, de modo a compreender em que medida podem ser relacionadas ao poema investigado.</p> 2022-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Entrelinhas https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23777 O ato de ler e a pandemia: a leitura em um tempo de crise 2022-05-12T19:02:26-03:00 Izandra Alves izandraalves@hotmail.com André Rafael Herzer deherzer@gmail.com <p>A leitura sempre foi uma importante ferramenta para auxiliar os indivíduos em qualquer circunstância, desde a obter conhecimentos e informações como também a superar suas próprias crises. Por perceber o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus como sendo um período de crise, buscamos averiguar que lugar ocupa a leitura, nos dias de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), <em>Campus</em> Feliz que aceitaram participar da pesquisa respondendo sobre seus hábitos de leitura durante a suspensão do calendário acadêmico da instituição em 2020. Os dados levantados a partir da pesquisa quali-quantitativa foram cruzados com teorias sobre a leitura e a experiência, principalmente dos autores Michèle Petit e Jorge Larrosa. Como resultado, percebeu-se que os participantes buscaram na leitura e na escrita a possibilidade de auxiliá-los na superação da crise.</p> 2022-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Entrelinhas https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23305 Emergency Remote Teaching: the teaching praxis in a public school in São José da 2021-09-21T19:46:04-03:00 Juliana Oliveira de Santana Novais juliana.novais@uneal.edu.br Isabel Flaviana Nascimento da Silva Isabelflavianan@gmail.com <p>This paper aims to present the experience of an elementary school in the final years of the municipal network of São José da Laje-AL, offering online classes during the pandemic period. In times of social distancing, classes in the off-site format have become one of the few alternatives for teaching and learning within public schools in Brazil. With this, new needs and adjustments in teaching work emerged, as schools moved from face-to-face teaching to emergency remote teaching in an abrupt manner, bringing changes in several aspects, especially in what involves teaching/learning and teaching practice. Thus, the question we seek to answer is what teaching methodologies and platforms have teachers from a municipal school in São José da Laje-AL been using at this moment of emergency remote teaching? To answer the question, in addition to the experience report, it was necessary to apply a semi-structured questionnaire to 7 teachers at the school studied, as well as to search for studies that deal with remote teaching. The present work revealed that, despite all the difficulties of the emergency moment, teachers have tried to adapt to new needs.</p> 2022-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Entrelinhas https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23476 Inclusão digital e o mundo do trabalho na educação de jovens e adultos 2021-10-25T11:40:36-03:00 Ana Paula da Silva Menezess anapaulamenezes37@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">This article reflects on the interdisciplinarity of the curricular components Digital Culture and Portuguese Language and Literature, aiming to achieve higher degrees of digital, linguistic and literary literacy, using them as facilitators in Youth and Adult Education (EJA) at the College Application, from the Federal University of Rio Grande do Sul. This analysis explores how the inclusion of information and communication technologies (ICT) benefits in the education of students and the school, helping to facilitate access to the digital environment in a conscious way , in the discovery of the main difficulties encountered with the public, to which we are directing the tasks, making it easier for them to develop tasks with them, and to perceive Digital Culture as a form of emancipation for the subject. It seeks to synthesize how the teacher should act in the face of new teaching tools, what the level of performance of the teacher should be and its importance, even in the face of so many technologies. It is also intended to demonstrate how technological tools are useful, not only in everyday life, but also in subjects such as Portuguese and literature, and especially in the digital, literary and linguistic literacy process of these students. The use of information and communication technologies even become auxiliary in the development of students inside and outside the school, respecting their individuality and contexts brought from their experiences.</span></p> 2022-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Entrelinhas https://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/25527 Apresentação 2022-07-13T18:45:46-03:00 Simone Weide Luiz simonewluiz@hotmail.com Sabrina Cecília Moraes Bastos simonewluiz@hotmail.com Maria Helena Albé simonewluiz@hotmail.com 2022-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Entrelinhas