A PERSUASÃO NO TEXTO PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.4013/9485Palavras-chave:
Palavras-chave, Texto Publicitário. Persuasão. Retórica. Recursos Argumentativos.Resumo
Neste artigo, será discutida a ocorrência da persuasão no texto publicitário, tomando como ponto central os recursos argumentativos que o compõem e o tornam receptível ao leitor. É uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, na qual serão abordados alguns conceitos como argumentação, persuasão, polifonia, ironia, intertextualidade, com o objetivo de compreender como esses elementos contribuem para que a intencionalidade seja alcançada. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a construção argumentativa de textos publicitários veiculados na mídia impressa ou falada, visando destacar os recursos linguísticos utilizados em prol da argumentação, aspecto fundamental para a eficácia desse gênero. As diversas investigações nesse segmento apontam para o papel da publicidade persuasiva, que consiste em provocar convicções no consumidor por meio de argumentos atrelados ao conhecimento, ou seja, fatos, demonstrações e provas. Nesse sentido, serão tecidas considerações acerca das bases teóricas que fundamentam as pesquisas da persuasão no texto publicitário, propostas por Aristóteles, Citelli, Koch e Perelman. Ademais será feita uma revisão teórica da retórica e da persuasão na constituição de tais textos através dos tempos, bem como a análise das diversas vozes presentes nos mesmos. Pretende-se, neste trabalho, mostrar como a persuasão é trabalhada nos textos publicitários com o intuito de convencer o leitor de que a verdade da notícia exposta é que é válida ou o produto fornecido é que é o melhor, além de usar tais recursos para chamar a atenção e consequentemente, conseguir alcançar a venda do seu produto. Como principal resultado, foi possível registrar, nos anúncios escolhidos, que os recursos argumentativos são fatores fundamentais no texto publicitário, e, é por meio deles que se estabelece a relação entre o enunciador e o enunciatário, fazendo com que este último seja afetado pelo discurso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.