A IMPORTÂNCIA DA CONFIGURAÇÃO GENÉRICA NO APRENDIZADO DA ESCRITA DE RESENHAS
DOI:
https://doi.org/10.4013/9338Palavras-chave:
configuração genérica, sequência didática, português Instrumental.Resumo
Este estudo visou verificar a influência da configuração genérica na escrita de resenhas acadêmicas. As atividades relatadas foram realizadas em uma turma de Português Instrumental, com 44 alunos de graduação, de uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Os resultados obtidos por intermédio da análise das versões iniciais e finais das produções textuais dos alunos apontaram que o conhecimento da configuração genérica foi favorável ao aprendizado da escrita da resenha, pois os discentes pesquisados acrescentaram em suas resenhas finais movimentos retóricos ausentes nas suas primeiras produções. Percebemos que a partir do conhecimento da configuração da resenha e do detalhamento de movimentos retóricos, as resenhas produzidas pelos alunos melhoraram quando comparadas com as primeiras resenhas elaboradas sem a apresentação dessa configuração. Verificamos também que só isso não é o suficiente para a construção dos textos acadêmicos, pois as produções finais ainda nos levaram a perceber problemas referentes à leitura e reflexão dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.