A IMPORTÂNCIA DA CONFIGURAÇÃO GENÉRICA NO APRENDIZADO DA ESCRITA DE RESENHAS

Autores

  • Itamar Zuqueto Serra Neto Universidade Federal do Pará - Campus de Altamira: Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir
  • Adriana da Silva Doutora em Lingui?stica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Vic?osa - UFV.

DOI:

https://doi.org/10.4013/9338

Palavras-chave:

configuração genérica, sequência didática, português Instrumental.

Resumo

Este estudo visou verificar a influência da configuração genérica na escrita de resenhas acadêmicas. As atividades relatadas foram realizadas em uma turma de Português Instrumental, com 44 alunos de graduação, de uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Os resultados obtidos por intermédio da análise das versões iniciais e finais das produções textuais dos alunos apontaram que o conhecimento da configuração genérica foi favorável ao aprendizado da escrita da resenha, pois os discentes pesquisados acrescentaram em suas resenhas finais movimentos retóricos ausentes nas suas primeiras produções. Percebemos que a partir do conhecimento da configuração da resenha e do detalhamento de movimentos retóricos, as resenhas produzidas pelos alunos melhoraram quando comparadas com as primeiras resenhas elaboradas sem a apresentação dessa configuração. Verificamos também que só isso não é o suficiente para a construção dos textos acadêmicos, pois as produções finais ainda nos levaram a perceber problemas referentes à leitura e reflexão dos alunos.

Biografia do Autor

Itamar Zuqueto Serra Neto, Universidade Federal do Pará - Campus de Altamira: Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir

Itamar Zuqueto Serra Neto: Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa – UFV e professor da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir, Campus da Universidade Federal do Pará - UFPA localizado na cidade de Altamira.

Adriana da Silva: Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Downloads

Publicado

2015-10-30