REDAÇÃO DE VESTIBULAR: UM GÊNERO DE TEXTO?
DOI:
https://doi.org/10.4013/82Palavras-chave:
Gêneros textuais. Interacionismo sociodiscursivo. Tipo discursivo. Sequência discursiva.Resumo
A presente investigação teve por objetivo analisar propostas de redações vestibulares com o intuito de verificar se seria possível reconhecer o gênero textual Redação de Vestibular. Para isso, buscamos apoio nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo, proposto por Jean-Paul Bronckart e seus seguidores (1999) e Mikhail Bakhtin (2003). Utilizamos, ainda, conceitos desenvolvidos pelos linguistas brasileiros Marcuschi (2002) e Travaglia (2007). O corpus da pesquisa foi composto por quatro propostas de redações de diferentes instituições do Rio Grande do Sul e também pela proposta do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM. Todas as propostas foram aplicadas no vestibular para o acesso em instituições no primeiro semestre de 2010. Para a análise, observamos aspectos característicos da chamada infraestrutura geral dos textos, o que incluiu a temática proposta, o tipo de discurso a ser elaborado e a sequência discursiva a ser desenvolvida. Os resultados nos mostraram que, embora seja possível reconhecer a situação de comunicação enfocada, o mesmo não ocorre com respeito à estrutura composicional solicitada. Dessa forma, não nos parece possível identificar o gênero redação de vestibular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.