VELANDO: A MULHER DIABO EM UMA ESTÓRIA DE GUIMARÃES ROSA
DOI:
https://doi.org/10.4013/6328Resumo
O nosso trabalho visa analisar a narrativa "A vela ao diabo", estória integrante de Tutameia, "contada" em terceira pessoa, na qual se retrata a dúvida de Teresinho em relação ao amor e fidelidade de sua noiva, Zidica. Ela está em São Luís, distante do noivo, porém constantemente lhe escreve cartas que, com o passar do tempo, tornam-se mais espaçadas. A desconfiança do protagonista permanece em suspenso a narrativa inteira, pois de Zidica nada se sabe, e cada vez parece saber-se menos. Contudo Teresinho, com medo de perder a moça, enreda uma novena a santo desconhecido, a quem não poderia ver, a fim da tornar efetiva a graça a ser alcançada.Downloads
Publicado
2014-01-27
Edição
Seção
Ensaio Literário
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.