HAMLET: UMA EXPRESSÃO DA CORRUPÇÃO HUMANA

Autores

  • Valdomiro Polidório Professor de Literaturas de Língua Inlgesa da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel.
  • Raquel Jurkevicz Acadêmica do Curso de Letras da UNIOESTE - Campus de Cascavel.
  • Poliana Sella Acadêmica do Curso de Letras da UNIOESTE - Campus de Cascavel.

DOI:

https://doi.org/10.4013/3080

Palavras-chave:

Hamlet. Corrupção. Relações humanas.

Resumo

Neste artigo, analisamos a corrupção expressa nas relações pessoais presentes na tragédia shakespeariana Hamlet. Essa peça, caracterizada por Heliodora (1998) como uma tragédia de vingança, enfoca o Rei Cláudio, que após cometer  regicídio,  sendo ele do próprio irmão, casa-se com a cunhada,iniciando, assim, uma cadeia de corrupções envolvendo várias personagens da peça.Cada ato dele tem como objetivo o de firmar seu reinado e livrar-se do sobrinho Hamlet, seu principal opositor. A corrupção, para Bezerra (1995), instaura-se quando a esfera pública é usada para benefício individual. Diferentemente do que se espera de um rei, Cláudio é egoísta e dissimulado, é a expressão máxima do corrupto(r): ele manipula, intimida e instiga os desejos alheios com a intenção de beneficiar-se. Várias imagens, como a escuridão, o veneno, a podridão e a sujeira, presentes na peça, são uma referência à corrupção que apodrece as relações e o reino como um todo. Por julgarmos que a obra de Shakespeare é suficientemente rica em significados, nossa análise centrou-se nos diálogos entre as personagens da tragédia.

Biografia do Autor

Valdomiro Polidório, Professor de Literaturas de Língua Inlgesa da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel.

Possuo graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Realizei estudos de doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Sou professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE desde 1997. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, Crítica Literária, William Shakespeare, Metodologia do Ensino de Literatura. Atuo principalmente nos seguintes temas: ensino de literaturas de língua inglesa, William Shakespeare e metodologia do ensino de literatura.

Raquel Jurkevicz, Acadêmica do Curso de Letras da UNIOESTE - Campus de Cascavel.

Acadêmica do Curso de Letras da UNIOESTE - Campus de Cascavel.

Poliana Sella, Acadêmica do Curso de Letras da UNIOESTE - Campus de Cascavel.

Acadêmica do Curso de Letras da UNIOESTE - Campus de Cascavel.

Downloads

Publicado

2014-01-27