ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS: SIM OU NÃO?

Autores

  • Vânia Cezar Peixoto Unisinos
  • Aline Jaeger Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/3054

Palavras-chave:

Línguas Adicionais. Crenças. Ensino de Inglês para crianças.

Resumo

Este artigo é um recorte do meu trabalho de conclusão de curso e tem o objetivo de compartilhar as descobertas sobre a realidade de uma família que decidiu ensinar a Língua Inglesa a uma de suas filhas desde bebê. Com o intuito de identificar quais crenças a respeito do ensino de Língua Inglesa para crianças estão presentes em suas relações com as Línguas Adicionais, foi realizada a aplicação de um questionário e de uma entrevista com esta família. Também se incluiu na análise um auto-relato feito pela mãe. Estes dados foram contrastados com as teorias sobre o ensino e a aprendizagem de Línguas Adicionais. Os estudos realizados por King e Mackey (2007), Zilles (2006; 2008), Barcelos e Abrahão (2006), Cameron (2001) e Assis-Peterson e Cox (2007) tiveram grande valia durante a interpretação dos dados. Este estudo de caso visa, a partir da análise de uma só família, compreender a atual grande procura pelo ensino de Língua Inglesa para crianças ainda não alfabetizadas na Língua Materna. Tem-se a preocupação de não analisar apenas o caso em si, mas o que ele representa dentro desta realidade.

Biografia do Autor

Vânia Cezar Peixoto, Unisinos

Possui graduação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Sapiranga, RS, de Língua Inglesa e Espanhola na Speaking Language Course, também em Sapiranga-RS. Tem experiênciade mais de 10 anos no ensino de Língua Inglesa em diversos níveis e idades variadas e há 3 anos também leciona Língua Espanhola

Aline Jaeger, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

line Jaeger é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2007), Especialista em Educação Infantil (2006) e Licenciada em Letras (Inglês) pela mesma universidade (2004). Atualmente é professora dos cursos de Letras e de Administração, coordenadora dos processos de elaboração, aplicação e de correção das bancas de avaliação da Modalidade Excepcional de Aproveitamento de Estudos (Aproveitamento Extraordinário) em línguas adicionais, dos exames de proficiência em lingua inglesa para graduação, e dos Programas de Aprendizagens 3/4 do Bacharelado em Administração com ênfase em Gestão para Inovação e Liderança da UNISINOS. Tem experiência na área da Linguística Aplicada e dentre seus interesses estão: bilinguismo, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, desenvolvimento infantil, novas práticas de ensino e aprendizagem, inovação e liderança.

Downloads

Publicado

2013-10-25