NEOLOGISMOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS NA IMPRENSA GENERALISTA
DOI:
https://doi.org/10.4013/2930Palavras-chave:
neologismoResumo
A neologia de língua corrente pode também ocorrer pela entrada de vocabulário especializado em registos de língua corrente, nomeadamente na imprensa generalista, dando lugar a neologia pragmática (Rey, 1976). Este trabalho apresenta vocabulário especializado que ocorre no Observatório de Neologia do Português (ONP). Depois de descrever o trabalho no ONP e a metodologia usada para este trabalho, são apresentados os dados detetados e analisados. 2 356 dos 7 817 neologismos registados mostraram ser termos de 45 domínios de especialidade diferentes. Os domínios mais representados foram a Alimentação, a Política e o Desporto; os neologismos da Alimentação e do Desporto são maioritariamente empréstimos, com ou sem adaptação, enquanto os termos da Política são maioritariamente compostos sintagmáticos, assim como neologismos criados dentro da própria língua portuguesa. A maioria dos neologismos detetados tem baixas frequências de ocorrência e dificilmente virá alguma vez a ser integrada nos dicionários gerais de língua. Os dados analisados mostram instabilidade no léxico do Português, o que constitui uma marca da mudança lexical em curso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.