A PERSONAGEM (NEO)REALISTA: CONSTRUÇÃO, PROCESSO EVOLUTIVO E IDENTIDADES FICCIONAIS – ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TEODORICO, DE A RELÍQUIA, E TI MARIA DO ROSÁRIO, DE GAIBÉUS
DOI:
https://doi.org/10.4013/2474Palavras-chave:
(Neo)realismo, Eça de Queirós, Alves Redol, Personagem de ficção.Resumo
O presente trabalho tem como finalidade compreender a construção e o processo evolutivo da personagem nas obras ficcionais portuguesas dos períodos realista e neorrealista, a partir dos romances A relíquia e Gaibéus, de Eça de Queirós e Alves Redol, respectivamente. Com base na análise de obras ficcionais destas duas figuras relevantes da literatura portuguesa, pode-se confirmar que a crítica social realizada pelos supracitados autores em suas obras denota um sentimento generalizado de mal estar civilizacional, revelador da crise que atinge o tempo e o Homem – a qual os (neo)realistas reconhecem e pretendem ver superada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.