A PERSONAGEM (NEO)REALISTA: CONSTRUÇÃO, PROCESSO EVOLUTIVO E IDENTIDADES FICCIONAIS – ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TEODORICO, DE A RELÍQUIA, E TI MARIA DO ROSÁRIO, DE GAIBÉUS

Autores

  • Zilda de Oliveira Freitas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

DOI:

https://doi.org/10.4013/2474

Palavras-chave:

(Neo)realismo, Eça de Queirós, Alves Redol, Personagem de ficção.

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade compreender a construção e o processo evolutivo da personagem nas obras ficcionais portuguesas dos períodos realista e neorrealista, a partir dos romances A relíquia e Gaibéus, de Eça de Queirós e Alves Redol, respectivamente. Com base na análise de obras ficcionais destas duas figuras relevantes da literatura portuguesa, pode-se confirmar que a crítica social realizada pelos supracitados autores em suas obras denota um sentimento generalizado de mal estar civilizacional, revelador da crise que atinge o tempo e o Homem – a qual os (neo)realistas reconhecem e pretendem ver superada.

Biografia do Autor

Zilda de Oliveira Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Zilda de Oliveira Freita

possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1993) e é doutoranda em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta de Portugal. Atualmente é professora assistente da Universidade do Sudoeste da Bahia, na qual coordenou a área de Estudos Literários. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira e Literaturas da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa, literatura e cinema, aquisição da língua escrita, línguas estrangeiras e literatura de autoria feminina.


Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/0330805407919089

Downloads

Publicado

2013-03-13