Teatralidade em Memórias Póstumas de Brás Cubas
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.v14i1.23387Resumo
O presente artigo, parte do projeto de pesquisa intitulado “Ficção de Machado de Assis: teatralidade humana e sua representação por meio de recursos da arte dramática”, busca identificar a presença de moldes dramáticos em Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis, publicado em 1881. Sua análise justifica-se porque o tema da teatralidade das ações humanas faz-se presente na narrativa, que, além disso, traz recursos da arte teatral no mesmo discurso. Com base em pesquisa de natureza bibliográfica, a reflexão traça um panorama do contexto histórico do século XIX, período que compreende a vida do escritor e em que se dá a história do romance. O estudo faz uma síntese da dramaturgia brasileira, surgida no mesmo século, e apresenta uma biografia de Machado de Assis, por meio da qual se comprova a paixão do escritor pela arte dramática e seus esforços para alcançar a consolidação do teatro brasileiro. Além disso, analisa aspectos da arte dramática, comprovando sua presença em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Fundamentais para a realização da pesquisa foram os estudos de Juracy Assmann Saraiva, João Roberto Faria e Renata Pallottini, que contribuíram para confirmar a hipótese de que Machado de Assis recorre a elementos da dramaturgia para produzir a biografia post mortem de Brás Cubas.
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