BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE MAIAKOVSKI E SUA OBRA
DOI:
https://doi.org/10.4013/2288Palavras-chave:
Maiakovski, Teoria Literária, Produção Poética, Literatura Russa, Schnnaiderman (2005, 2010)Resumo
O presente artigo tem como tema o estudo e a análise de algumas obras poéticas do escritor russo Vladímir Vladímirovitch Maiakovski, figura de grande relevo na produção lírica mundial. Tem-se como um dos objetivos, observar alguns aspectos da vida do autor, buscando perceber até que ponto alguns momentos cruciais poderiam ter influenciado de maneira cabal em sua produção. Pretende-se realizar a análise de diversas produções do autor apontando os momentos em que se podem observar inovações estilísticas materializadas pelo mesmo. Por fim, são reunidas algumas obras específicas como, por exemplo, À Vocês (1915) e Comumente é assim (1922), que foram analisadas de maneira mais aprofundada. O estudo de um autor como Maiakovski se mostra relevante dada sua importância no cenário literário mundial e pelo estranho fato de ser pouco estudado pelos críticos pátrios. Com a presente pesquisa, que buscou se pautar em alguns estudos basilares realizados pelos poucos estudiosos brasileiros que se dedicaram a este autor – como Fernando Peixoto (1978) e, principalmente, Boris Schnnaiderman (2005, 2010), que inclusive realizou a tradução de diversos poemas de Maiakovski – pretende-se trazer algumas considerações gerais sobre a vida e a obra do autor e lançar novas luzes sobre algumas das produções poéticas mais consistentes da produção daquele que é hoje considerado, pela crítica literária, o maior escritor de poesia na Rússia, Vladímir Vladímirovitch Maiakovski.Downloads
Publicado
2014-12-29
Edição
Seção
Artigo
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.