ISTO É UMA PROPAGANDA SEXISTA?
ANÁLISE DE PRÁTICA DE LETRAMENTO CRÍTICO EM L2
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.v13i2.22671Palavras-chave:
Letramento Crítico, Educação Bilíngue, Aprendizagem de L2.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o resultado de três trabalhos de uma turma de 1a série do Ensino Médio, de uma escola bilíngue (português-inglês), em uma proposta de letramento crítico em L2 (língua inglesa). Os alunos foram desafiados a fazerem uma releitura de uma propaganda em língua inglesa com cunho sexista, tornando-a neutra. As seguintes categorias foram consideradas para a análise das releituras: 1) sintaxe/léxico, 2) layout e 3) propósito das propagandas. A maioria das releituras foram bem-sucedidas, atingindo as expectativas em relação ao uso da L2 e às categorias de análise descritas anteriormente, mostrando um alto nível de criticidade e proficiência na L2. Apesar de nem todas as releituras terem atingido o objetivo específico de neutralizar o cunho sexista das propagandas, todas demonstraram desenvolvimento do letramento crítico em L2, demonstrando criticidade ao analisar as propagandas originais e domínio de elementos linguísticos e não linguísticos em suas releituras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.