ISTO É UMA PROPAGANDA SEXISTA?

ANÁLISE DE PRÁTICA DE LETRAMENTO CRÍTICO EM L2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.v13i2.22671

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Educação Bilíngue, Aprendizagem de L2.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o resultado de três trabalhos de uma turma de 1a série do Ensino Médio, de uma escola bilíngue (português-inglês), em uma proposta de letramento crítico em L2 (língua inglesa). Os alunos foram desafiados a fazerem uma releitura de uma propaganda em língua inglesa com cunho sexista, tornando-a neutra. As seguintes categorias foram consideradas para a análise das releituras: 1) sintaxe/léxico, 2) layout e 3) propósito das propagandas. A maioria das releituras foram bem-sucedidas, atingindo as expectativas em relação ao uso da L2 e às categorias de análise descritas anteriormente, mostrando um alto nível de criticidade e proficiência na L2. Apesar de nem todas as releituras terem atingido o objetivo específico de neutralizar o cunho sexista das propagandas, todas demonstraram desenvolvimento do letramento crítico em L2, demonstrando criticidade ao analisar as propagandas originais e domínio de elementos linguísticos e não linguísticos em suas releituras.

Biografia do Autor

Karin Paola Meyrer

Mestranda em Linguística Aplicada (UNISINOS); Especialista em Educação Bilíngue e Cognição (Faculdade IENH), graduada em Letras Inglês (UNISINOS).

Daniele Blos Bolzan

Doutora e Mestre em Letras Inglês (UFRGS), Graduada em Letras Português/Inglês (UNISINOS), Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar (UNINTER).

Downloads

Publicado

2021-09-23