Antropologia Folclórica
Os elementos simbólicos de ritos de iniciação presentes em narrativas orais e na produção cinematográfica Frozen II, O Reino do Gelo
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.v14i1.21562Resumo
Resumo: O objetivo deste artigo é prosseguir com análises realizadas e publicadas anteriormente sobre como a essência de ritos de civilizações antigas encontram-se presentes em narrativas de origem oral e releituras cinematográficas das mesmas. O estudo teve início em 2014 e foi exposto em formato de monografia. Posteriormente, foi realizada a publicação de um resumo dessa monografia em forma de artigo científico e o avanço dessa pesquisa foi publicado em 2018. Pretende-se, agora, dar segmento às considerações apontadas, pois constatou-se nos estudos já realizados que a cinematografia conservou tais elementos e que, por muitas vezes, houve um resgate de traços ritualísticos nessas releituras. Questionou-se, portanto, quais seriam os motivos que explicassem tal fenômeno. Valendo-se da mesma metodologia que guiou pesquisas anteriormente realizadas, o presente estudo visa abordar os traços de ritos de iniciação para a fase adulta e de mensagens subliminares presentes na produção cinematográfica Frozen II, o Reino do Gelo, cujo lançamento recente proporcionou o avanço da presente pesquisa. Embora pareça que há um esgotamento sobre o assunto, o segmento do longa-metragem demonstrou ser um recorte importante que fundamenta ainda mais as premissas já apontadas em nossos estudos, visto que apresenta uma gama significativa de elementos abordados por Propp (1997), norteador da pesquisa, e contribui de forma significativa para os estudos da Antropologia Folclórica, da Cinematografia e da Literatura.
Palavras-chave: Narrativas orais. Antropologia folclórica. Ritos de passagem. Releituras para o cinema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.