CONTEXTUALIZAÇÕES DO IMAGINÁRIO EM REINAÇÕES DE NARIZINHO
DOI:
https://doi.org/10.4013/204Resumo
Neste trabalho será apresentado Monteiro Lobato, tendo como ponto de partida sua obra destinada ao público infantil Reinações de Narizinho. Enfatizando como o autor de forma singela apresenta a fusão ente realidade e fantasia relatando o universo imaginário dos pequenos leitores conduzindo os a um mundo de encantamento e magia, desenvolvendo sua habilidade de criação a partir de acontecimentos do cotidiano. Desta forma, trataremos dos aspectos inovadores de sua obra, em que é apresentado como ponto de partida para o mundo da magia um Sítio, em que convivem pessoas do mundo real e seres imaginários em total harmonia. Para tal propósito este trabalho segue o paradigma de pesquisa bibliográfica nos quais podemos destacar Reinações de Narizinho (1931), O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica (1980), Como e Porque Ler a Literatura Infantil Brasileira (2005), Literatura: arte, conhecimento e vida (2000).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.