DA GUERRA AO AMOR

ANÁLISE DA CANÇÃO “MONTE CASTELO”

Autores

  • Viviane Scheibler Universidade Feevale
  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.v13i2.19257

Palavras-chave:

“Monte Castelo”. Interdiscurso. Intertexto. Sentido.

Resumo

Partindo da concepção bakhtiniana de que a língua é dialógica e também do princípio de que os textos são construídos a partir de outros textos, o presente artigo tem o objetivo de analisar a letra da canção "Monte Castelo", de Renato Russo. Por se tratar de um texto que apresenta relações interdiscursivas e intertextuais, são destacados aspectos referentes à letra da canção levando em conta os aspectos que dela fazem um objeto de comunicação e um objeto de sentido, buscando sua aproximação do leitor. Como parte da análise, são explorados conceitos-chave que norteiam a interpretação aqui apresentada, dentre os quais o interdiscurso, o intertexto, o dialogismo, o texto, a significância.

Biografia do Autor

Viviane Scheibler, Universidade Feevale

Graduada em Letras-Inglês, pela Universidade Feevale, especialista em Revisão e Avaliação Textual, pela FACCAT, e mestre em Letras, pela Universidade Feevale.

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora da Universidade FEEVALE (FEEVALE), atuando como professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Letras.

Downloads

Publicado

2021-09-23