CLÍTICOS PRONOMINAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA

COLOCAÇÃO, MUDANÇAS E ENSINO

Autores

  • Amanda Santos Gomes Mestranda em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
  • Gessilene Silveira Kanthack Professora (titular pleno) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2019.131.04

Palavras-chave:

Linguística, mudança, ensino

Resumo

Neste artigo, tratamos de um tipo de pronome que tem um comportamento bastante peculiar na língua portuguesa, os clíticos pronominais, denominados de pronomes átonos pelas gramáticas de orientação normativa. As pesquisas já feitas sobre esse tipo de pronome revelam, basicamente, duas propriedades: uma envolve a colocação adjunta ao verbo, e a outra, a redução do sistema de clíticos. A fim de certificar sobre essas propriedades, realizamos uma pesquisa cujo corpus foi constituído de livros da Bíblia Sagrada, Gênesis e Apocalipse, tendo como referências diferentes versões, uma de 1969 e outra de 2010, já que o objetivo principal foi verificar se mudanças envolvendo os clíticos impactam ou não na escrita dos textos analisados. As amostras evidenciam que, de fato, de uma época para outra, houve redução no uso dos clíticos e mudança na preferência do posicionamento em relação ao verbo. Esses resultados sinalizam que, num contexto de sala de aula, cabe ao professor também destacar as mudanças que são implementadas numa língua, abordando-as como fato linguístico.

Biografia do Autor

Amanda Santos Gomes, Mestranda em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Mestranda em Letras: Linguagens e Representações, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, pela mesma instituição. 

Gessilene Silveira Kanthack, Professora (titular pleno) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina )UFSC). É professora (titular pleno) da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC/BA. Atua no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações e no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. 

Downloads

Publicado

2021-05-19