CLÍTICOS PRONOMINAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA
COLOCAÇÃO, MUDANÇAS E ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2019.131.04Palavras-chave:
Linguística, mudança, ensinoResumo
Neste artigo, tratamos de um tipo de pronome que tem um comportamento bastante peculiar na língua portuguesa, os clíticos pronominais, denominados de pronomes átonos pelas gramáticas de orientação normativa. As pesquisas já feitas sobre esse tipo de pronome revelam, basicamente, duas propriedades: uma envolve a colocação adjunta ao verbo, e a outra, a redução do sistema de clíticos. A fim de certificar sobre essas propriedades, realizamos uma pesquisa cujo corpus foi constituído de livros da Bíblia Sagrada, Gênesis e Apocalipse, tendo como referências diferentes versões, uma de 1969 e outra de 2010, já que o objetivo principal foi verificar se mudanças envolvendo os clíticos impactam ou não na escrita dos textos analisados. As amostras evidenciam que, de fato, de uma época para outra, houve redução no uso dos clíticos e mudança na preferência do posicionamento em relação ao verbo. Esses resultados sinalizam que, num contexto de sala de aula, cabe ao professor também destacar as mudanças que são implementadas numa língua, abordando-as como fato linguístico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.