CAMINHOS DA LINGUAGEM
PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO DE UM JOVEM COM SÍNDROME DE DOWN
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2019.131.03Palavras-chave:
Linguagem e síndrome de Down, Desenvolvimento da linguagem, Neurolinguística DiscursivaResumo
Este trabalho objetiva discutir sobre linguagem e síndrome de Down (SD), mais especificamente os processos alternativos de significação, tomando por base os pressupostos da Neurolinguística Discursiva (ND). Foi realizado um acompanhamento longitudinal por dois anos e seis meses com um jovem com SD, JR. O acompanhamento ocorreu com sessões semanais em uma universidade no interior da Bahia. As intervenções consistiram em contagem e recontagem de histórias, jogos, desenhos assistidos em vídeo, canções, leitura e escritas realizadas por meio da intervenção do mediador. No início da coleta dos dados, o sujeito JR apresentava fala visivelmente comprometida e não possuía autonomia em seu funcionamento de linguagem. Ao longo do acompanhamento, foi oferecido a JR um atendimento linguístico direcionado, construído sobre a valorização de suas potencialidades, sem enfatizar qualquer tipo de déficit que JR viesse a apresentar em função da sua condição. Os dados gerados neste estudo demonstram que JR avançou, pois foram-lhe ofertadas oportunidades de vivenciar práticas sociais mediadas pelo outro, bem como, foram oferecidas propostas que possibilitaram a ele operar sobre a linguagem e, assim, circular efetivamente pelo uso social da fala, mas, também, na construção de sua autonomia e na formação de sua personalidade. Os dados indicam, ainda, que JR ou qualquer outro jovem que venha a receber acompanhamento, considerando a ND, poderá apropriar-se de forma efetiva dos domínios discursivos.
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