O QUE HÁ EM UM TUÍTE? CONSTRUINDO UM LÉXICO SEMÂNTICO BASEADO NA OPINIÃO DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.v13i2.17707Resumo
Dentre os diversos desafios que concernem à modalidade de educação a distância está a necessidade de diminuição da taxa de evasão dos alunos. Nesse sentido, a presente pesquisa visou a contribuir com a construção de uma base de dados lexicais com foco em emoções e opiniões que possa ser incorporada em um software preditivo de evasão. Para a construção da base de dados, usamos a ferramenta Torabit para coletar 150 tuítes opinativos de alunos da modalidade de educação a distância e os analisamos à luz da Appraisal Framework, de Martin e White (2005), juntamente a cinco recursos relacionados à Análise de Sentimentos que são fornecidos por Liu (2010; 2012) em suas obras. Ademais, utilizamos o dicionário Aulete, dicionário de Português Brasileiro, para descrever unidades lexicais encontradas no corpus e melhor encaixá-las nas categorias de análise das teorias. Os resultados mostraram 220 tokens de opinião que foram identificados e rotulados de acordo com suas respectivas polaridades, além de incluídos nos domínios atitude (julgamento e apreciação) e gradação (acurada e forte) apresentados pelo framework linguístico utilizado. Ademais, o corpus trabalhado revelou uma grande recorrência do uso de linguagem figurativa, gírias e elementos extralinguísticos, tais como GIFS e emojis. Os resultados também indicaram que a abordagem adotada não é eficiente para prover recursos que auxiliam na identificação automáticas de recursos tais como gírias, neologismos, elementos extralinguísticos e linguagem figurada.
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