O MITO DE ULISSES EM MENSAGEM, DE FERNANDO PESSOA
DOI:
https://doi.org/10.4013/11857Palavras-chave:
Mito, Ulisses, Fernando Pessoa, ModernismoResumo
Procurarei refletir sobre as reminiscências do mito de Ulisses no processo de individuação do sujeito modernista. Para isso, apresentarei um estudo comparativo entre o Ulisses homérico e a figura mítica que nos é apresentada por Fernando Pessoa em Mensagem. Para além de ser um livro que reconstrói de forma mítica e poética a história de Portugal, Mensagem é um texto emblemático que nos permite refletir acerca da concepção pessoana sobre a sociedade portuguesa, desde a formação do povo lusitano até a era modernista. Importa-nos questionar: qual é a Mensagem de Fernando Pessoa ao povo português? Ao propor algumas possíveis respostas, enfatizarei o que explicitaram os investigadores Mircea Eliade, Claude Lévi-Strauss e Joseph Campbell. Ressaltarei que o conteúdo mítico da Odisseia – sob a ótica pessoana – traduzir-se-á por uma proto-história da subjetividade humana e como prefiguração da trajetória do indivíduo, num constante fluxo simbólico e literário, da Odisseia à Mensagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.