CURRÍCULO COM BASE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Anamaria Kurtz de Souza Welp Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ana Paula Seixas Vial Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/10748

Palavras-chave:

Currículo, Perspectiva Educativa de Trabalho com Projetos, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um panorama do que entendemos por currículo. Após, discutimos o trabalho com projetos e o papel do professor e do aluno segundo essa abordagem. Por fim, apresentamos as atuais orientações curriculares em vigor nas disciplinas de língua inglesa do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e descrevemos a pesquisa que deu origem a essas orientações. Concluímos que um currículo com base em projetos propõe algumas soluções para a educação dos nossos dias, como o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do educando.

Biografia do Autor

Anamaria Kurtz de Souza Welp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras na mesma universidade. Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Ana Paula Seixas Vial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Realiza Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Letras – Licenciatura em Português/Inglês pela mesma universidade. É bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2016-11-29