https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/issue/feedEducação Unisinos2025-10-03T19:14:03-03:00Roberto Rafael Dias da Silvarobertods@unisinos.brOpen Journal Systems<p><em><strong>Educação Unisinos</strong></em> succeeds the <em><strong>Revista Estudos-Leopoldenses - </strong>Série Educação</em>, founded in 1997. The Journal is presently ranked as A2 in the <em>Qualis/Periódicos </em>of CAPES, and is indexed in important national and international data basis.</p><p> </p><p> </p>https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28677Resenha do livro “Marxismo e política: modos de usar”, de Luis Felipe Miguel 2025-09-08T15:08:28-03:00Cristiano Mezzarobacristiano_mezzaroba@yahoo.com.brBárbara de Carvalho Ortegabarbarao.ortega@gmail.comJúlia Siqueira da Rochajsiqueiradarocha@hmail.com<p>Este trabalho apresenta a resenha do livro “Marxismo e política: modos de usar”, do cientista político Luis Felipe Miguel. A obra, que conta com apresentação, introdução, 9 capítulos temáticos, conclusões e referências, apresenta o marxismo em diálogo com a área da Ciência Política, na defesa explícita de que a teoria marxista proporciona ferramentas importantes para a análise do mundo contemporâneo, tendo como perspectiva sua transformação. Classes sociais, alienação, Estado e fetichismo são alguns dos conceitos recuperados pelo autor, que também não poupa críticas à teoria, impedindo que esta última se torne menos uma espécie de lente para investigar o mundo, e mais um dogma a seguir. Junto dessas discussões, soma-se na obra uma interlocução com outros teóricos além de Karl Marx, a fim de apresentar ao leitor análises sobre questões de gênero, etnico-racial e ambientais. Nesse sentido, este livro contribui não apenas para compreender porque a teoria marxista é um clássico, mas também para o desenvolvimento desse referencial, em diálogo com outros recortes das diversas desigualdades e o foco evidente na transformação social.</p>2025-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/27260Prática pedagógica inclusiva na perspectiva da acessibilidade e do Desenho Universal para Aprendizagem 2024-03-28T17:26:01-03:00Kelly Maia Cordeirokelly05maia@gmail.comIzadora Martins da Silva de Souzaizadorasouza15@gmail.comCarla de Paivacarladpv@gmail.com<p>Este artigo se insere na área de conhecimento e modalidade de ensino da Educação Especial na perspectiva da política de inclusão. Tem como objetivo apresentar e discutir uma experiência pedagógica realizada em uma sala de recursos multifuncional, desenvolvida a partir das orientações da acessibilidade para o estudante com deficiência, tendo como base os princípios e diretrizes da temática internacional Desenho Universal para Aprendizagem. Como metodologia adotou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, tendo como ênfase o estudo de caso. O trabalho se originou da criação de um jogo pedagógico de tabuleiro físico para o manuseio e a interação com um grupo de estudantes de duas redes públicas de ensino no estado do Rio de Janeiro. Como procedimento de análise dos dados foi construído um quadro, com orientações a partir dos pontos de análise do Desenho Universal para Aprendizagem, para a discussão dos parâmetros avaliativos e das estratégias de ensino adotadas. Os resultados apontam principalmente para as condições e possibilidades em alcançar ações voltadas para a acessibilidade nas práticas pedagógicas, por meio de estratégias de aprendizado e da mediação docente, considerando a pluralidade cognitiva e o direito à participação educacional. O que propicia a compreensão de um corpo educacional diverso e em constante mobilização de saberes.</p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/26655Gamificação em ciências humanas: entre conceitos, sujeitos e experiências2023-12-22T14:20:10-03:00Maiara Sanchesmaiarasanches12@gmail.com<p>Esse estudo visa discutir e compreender os impactos positivos do uso da gamificação em sala de aula, aplicada aos conceitos das ciências humanas e sociais. A partir de referenciais teóricos e da prática de sala de aula, que ocorreu em uma escola pública da rede estadual de ensino no estado de São Paulo, busca-se promover novas formas de ensino-aprendizagem, assim como, contribuir para o fortalecimento da área de ciências humanas em um contexto político-pedagógico. Para tanto utilizou-se dos resultados da criação e execução de alguns tipos de jogos aplicados aos conceitos do currículo do estado, e em habilidades socioemocionais, para embasar a prática docente em sala de aula, entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023.</p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28270Editorial2025-03-11T16:17:14-03:00Roberto Rafael Dias da Silvarobertods@unisinos.br2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28509A construção de um corpo de conhecimento na formação de professores: perspectivas derivadas da África do Sul2025-06-16T20:21:21-03:00Lee Rusznyaklee.rusznyak@wits.ac.za<p>A formação de professores é um campo relativamente jovem de investigação acadêmica que tende a reagir às mudanças nas políticas em vez de informá-las. Este artigo usa o contexto sul-africano para explorar como a concepção de conhecimento especializado da formação de professores pode evoluir em resposta à contestação política e educacional. Com base em Freire e Morrow, mostra como a transição da África do Sul do apartheid para a democracia criou o imperativo e a oportunidade de repensar os objetivos educacionais, as estruturas institucionais e as práticas pedagógicas. As transformações principais incluem a realocação da formação de professores para as universidades, o estabelecimento de redes de pesquisa e a criação de estruturas conceituais que respondam aos desafios locais e globais. O artigo argumenta que sustentar e promover o conhecimento sobre a formação de professores requer uma forte voz coletiva, envolvimento contínuo e crítico com políticas e pesquisa empírica que una o rigor conceitual com as realidades da prática em sala de aula.</p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28484Por justiça curricular e formação integral: enfrentamento do desigual e injusto território da escola2025-06-08T12:51:58-03:00Vera Maria Nigro de Sousa Placcoveraplacco7@gmail.comDanielle Girotti Callasdgirotti@gmail.com<p>Esse artigo se propõe a apresentar alguns dos avanços dos estudos atuais do CEPId (PUC-SP), com o objetivo de discutir a <em>finalidade educativa escolar essencial da formação integral </em>e suas dimensões, articulada aos estudos atuais sobre justiça curricular, Relacionando alguns dos resultados da pesquisa de abordagem qualitativa, realizada entre 2015 e 2024, os referenciais teóricos a respeito de finalidade educativa escolar (Lenoir, 2016; Libâneo, 2016b,2016a,2012) e justiça curricular (Ponce, Costa, Araújo, 2023), propomos um caminho possível e necessário de revisão de proposta curricular compatível à função que a escola da atualidade deva ter em prol da diminuição de desigualdades escolares, culturais, sociais e econômicas.</p> <p> </p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"></a></p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28487Modelos pedagógicos no pós-pandemia: o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental2025-06-09T15:33:06-03:00Claudia Galianclaudiavalentina@usp.brClaudia Lemos Vóviocl.vovio@unifesp.brÉmerson de Pietripietri@usp.brRaquel Milanirmilani@usp.br<p><span style="font-weight: 400;">Neste artigo apresentam-se resultados de investigação sobre as escolhas didáticas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em duas escolas municipais de São Paulo, no contexto pós-pandemia de Covid-19. Por meio de observação de aulas e entrevistas com duas docentes do 5º ano, analisadas à luz da teoria de Bernstein, identificamos diferentes modelos para organizar o trabalho pedagógico e responder às demandas das políticas educacionais. Os resultados mostram que as escolhas das professoras para lidar com os desafios da formação escolar dos alunos de forma presencial configuram-se diferentemente, conforme suas concepções de ensino e o contexto escolar, e influenciam diretamente as condições de aprendizagem dos alunos. Com base na caracterização apresentada, são discutidos caminhos para apoiar profissionais da educação na tomada de decisões que promovam a aprendizagem de todos.</span></p> <p><br style="font-weight: 400;"><br style="font-weight: 400;"></p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28468Cidade, território e políticas intersetoriais de cidadania: os CEUs de São Paulo como hiperlugares relacionados aos princípios das Cidades Educadoras2025-06-05T19:25:04-03:00Haniel Israelhaniel.israel@ifba.edu.brValter Caldanavalter.caldana@mackenzie.brRegiane Paulinoregiane.paulino@sme.prefeitura.sp.gov.br<p>Este artigo analisa os Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo como equipamentos públicos estratégicos que articulam arquitetura, educação e políticas intersetoriais. Parte-se da hipótese de que a arquitetura, aliada à educação, pode operar como dispositivo estruturador do território e catalisador de políticas públicas integradas. A investigação adota uma abordagem interdisciplinar e mobiliza o conceito de hiperlugar para compreender os CEUs como espaços onde se sobrepõem dimensões físicas, sociais e simbólicas. A partir do estudo de caso do CEU Jambeiro, discutem-se os efeitos desses equipamentos na reconfiguração urbana e no fortalecimento de vínculos comunitários. Argumenta-se que os CEUs expressam uma inflexão paradigmática nas políticas públicas ao consolidar territórios educativos voltados à formação cidadã e à cidade como espaço de aprendizagem.</p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28491Escola: território de histórias tecidas, práticas compartilhadas, formação e construção de saberes2025-06-10T17:55:10-03:00Maria Aparecida Campos Diniz de Castronenacdiniz@gmail.comJuliana Marcondes Bussolottijulianabussolotti@gmail.com<p><strong>: </strong>O artigo analisa a escola como espaço formativo do professor, destacando o papel da subjetividade, das práticas colaborativas e dos relatos autobiográficos na construção da trajetória docente. Utiliza-se uma revisão crítica de literatura, fundamentada em autores como Dominicé, Josso, Nóvoa e Imbernón, articulada a experiências formativas vividas pelas autoras. O estudo defende a valorização da escola como lócus de produção de saberes e propõe a formação centrada na escola como alternativa aos modelos tradicionais. Conclui que a formação docente deve ser contínua, situada, reflexiva e ancorada na experiência vivida, possibilitando articulações entre universidade e escola, e promovendo o fortalecimento da identidade profissional por meio de práticas dialógicas e investigativas.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> escola; formação docente; histórias de vida; parcerias colaborativas.</p>2025-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28475Capitalismo, Estado e Educação: o tripé de sustentação das permanências históricas da Era Vargas à Base Nacional Comum Curricular2025-06-06T15:07:54-03:00Eduardo Castedo Abrunhosaeduardo.abrunhosa@mackenzie.brMarcelo Martins Buenomarcelo.bueno@mackenzie.brWesley Espinosa Santanawesley.santana@mackenzie.br<p>A educação no Brasil, associada à dívida histórica da escravidão e ao processo de colonização, pode ser considerada um fracasso social, responsável por garantir a permanência e até mesmo o avanço das diferenças de oportunidades demarcadas por territorialidades. O <strong>Ato</strong> e a <strong>Potência</strong> aristotélica se configuram a partir do desenvolvimento político das classes que têm no Estado o controle das políticas educacionais, num recorte temporal que abrange de 1930 aos dias atuais. A década inicial configura-se como um marco da fundação do Estado biopolítico. A ambivalência entre conservadores católicos e progressistas escolanovistas determina o papel de Getúlio Vargas à frente do governo federal, em que as transformações internas tinham base nos interesses externos da lógica do capital. Da criação do Ministério da Educação e Saúde Pública (MESP) em1931 até a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em2022, o que temos é o disparate das necessidades sociais para a vitória do neoliberalismo e do pacto de classes pela lógica do capital e do capitalismo. Vemos o <strong>Ato</strong> que se transforma em <strong>Potência </strong>sob o jugo dos interesses de uma sociedade dos privilégios e de subjetividades neoliberais que conduzem aos interesses de classe e ao individualismo incessante que assola o século XXI.</p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28504Educação escolar e educação na cidade – aproximações e distanciamentos2025-06-16T02:19:08-03:00Marili Moreira da Silva Vieiramarili.vieira@mackenzie.brCristiano Camilo Lopescristiano.lopes@mackenzie.brSérgio Ribeiro Silvasergio.silva@mackenzie.brJuliana Najados Hoffmannju_najados@hotmail.com<p>Este artigo discute a relação entre educação escolar e educação na cidade, identificando aproximações e distanciamentos para a concretização da educação integral. Analisa-se o conceito de cidades educadoras e suas implicações para as políticas educacionais. Argumenta-se que a escola tem papel fundamental na transmissão dos conhecimentos historicamente acumulados, mas precisa dialogar com o território. A cidade é compreendida como espaço educativo que oferece experiências formativas complementares. Defende-se uma concepção ampliada de cidadania que envolve direitos civis, políticos e sociais como horizonte para a formação integral. Conclui-se que é possível e desejável buscar uma integração entre educação escolar e educação na cidade, preservando a especificidade da escola e ampliando a compreensão dos espaços formativos urbanos. Isso requer políticas públicas e práticas intersetoriais que articulem diferentes áreas na construção de cidades educadoras, fortalecendo simultaneamente a escola em sua função primordial de garantir o acesso aos conhecimentos que permitem o desenvolvimento pleno dos educandos.</p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28527Sociedade, cultura e educação: contributos para a compreensão da Inteligência Artificial 2025-06-22T15:18:57-03:00Felippe Nunes Vidal Bandeirafelippebandeiraprofessor@gmail.comAna Lúcia de Souza Lopesanalucia.souza.lopes@gmail.comKatia Ethiénne Esteves dos Santos katia.esteves@pucpr.br<p style="font-weight: 400;">Este artigo discute de forma interdisciplinar a relação entre sociedade, cultura e educação para compreender a inteligência artificial (IA), identificando como o avanço das tecnologias, especialmente o ciberespaço afeta a cultura e a vida social. Analisa-se o contexto de cibercultura e interações sociais para compreensão da IA. Discute-se sobre as Tecnologias Intelectuais, a Tecnodiversidade e a IA numa perspectiva crítico-reflexiva para compreensão dos desafios e potencialidades na cultura e na educação. Defende-se uma concepção ampla e crítico reflexiva, para a compreensão deste fenômeno e como afeta as relações humanas, inclusive a definição de inteligência e a relação humana com as máquinas. Conclui-se que é necessária uma reflexão crítica conceitual acerca da temática para romper com uma lógica utilitarista do uso de IA na educação. Propõe novas reflexões a partir da discussão proposta com objetivo de contribuir para o avanço da discussão no campo da formação de professores.</p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28537Crianças migrantes e refugiadas: o acesso à educação infantil 2025-06-25T14:19:57-03:00Maria de Fátima Ramos de Andrademfrda@uol.com.brMaiara Frida Elsingmaiaraelsing@hotmail.com<p>O objetivo deste artigo é analisar o processo de acolhimento de crianças migrantes e refugiadas em uma escola pública na cidade de São Paulo/SP. O nosso propósito é entender, por meio de uma observação direcionada, como a instituição - docentes e funcionários - recebe e acolhe essas crianças, considerando que a presença constante de crianças migrantes e refugiadas na EMEI, além de um desafio, é de grande importância. Com base nas observações e análises efetuadas, foi possível concluir que as iniciativas da escola para acolher essas crianças estão mais vinculadas às atividades dos educadores do que à instituição em si. Embora haja um projeto institucional que aborda a temática e promove a formação contínua, observamos que cada docente desenvolve ações de acolhimento de maneira diversa, ressaltando que as práticas emergem de forma singular. </p>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28481Interdisciplinaridade em Arte: reflexões sobre os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da perspectiva social-realista2025-06-07T10:50:01-03:00Mauricio Braz de Carvalhobrazmauricio@hotmail.comSolange de Araújo Gonçalvessolange.argon@usp.br<p>Este artigo objetiva refletir acerca da interdisciplinaridade no ensino escolar de Arte, bem como da formação docente apta para tal, norteando-se pela questão: se a função social da escola é possibilitar aos alunos o contato com conhecimentos capazes de ampliar sua compreensão de mundo, como explorar o potencial enriquecedor das propostas artísticas interdisciplinares? Como método, vale-se da análise documental de produções acadêmicas acerca da interdisciplinaridade no ensino de Arte e dos distintos entendimentos e ambiguidades sobre o tema presentes em documentos normativos. São também apresentadas possibilidades interdisciplinares em Arte que, ancoradas em referenciais teóricos da perspectiva social-realista, procuram mover-se entre as fronteiras das linguagens, reconhecendo-se e respeitando-se, contudo, suas especificidades curriculares, metodológicas e avaliativas. Almeja-se que essa discussão traga pistas para a continuidade de diálogos e investigações sobre o tema.</p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28228Territórios de (re)existência: formação continuada de educadores/as no ADE da Chapada Diamantina (BA) em diálogo com princípios freirianos e a proposta da justiça curricular2025-05-22T20:13:13-03:00Thais Almeida Costathaisalmeidacosta245@gmail.comWesley Araújowaraujo_ef@yahoo.com.brBranca Jurema Poncetresponces@gmail.com<p>Este artigo apresenta a constituição do ADE da Chapada Diamantina e analisa os princípios que fundamentaram sua criação no âmbito da formação continuada de educadores/as: o compartilhamento de experiências; a reflexão sobre a prática educativa; e a formação política dos/as educadores/as. A pesquisa qualitativa utilizou entrevistas semiestruturadas organizadas segundo a metodologia de análise de conteúdo. As evidências empíricas foram interpretadas em diálogo com a educação libertadora (FREIRE, 2018; 2001) e a concepção de justiça curricular (PONCE, 2018). Entre os resultados do investimento em formação continuada no contexto analisado, destaca-se a profissionalização que integra conhecimentos técnicos e políticos oriundos dos saberes emergentes do território, bem como a formação política dos/as educadores/as. Tais elementos se configuram como essenciais para o fortalecimento de práticas curriculares democráticas, alinhadas aos princípios da justiça curricular e da justiça social.</p>2025-08-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28277O Projeto de Vida no Ensino Médio como um dispositivo de mobilização da formação do sujeito neoliberal2025-05-22T20:00:28-03:00Liliane Rodrigues Reislilianerodriguesreis@gmail.comÉder da Silva Silveiraeders@unisc.br<p>O presente artigo tem como objetivo problematizar os sentidos do Projeto de Vida no currículo escolar na contemporaneidade, particularmente no que se refere à mobilização da formação do sujeito neoliberal nos livros didáticos de Projeto de Vida. Trata-se de estudo que resulta de uma pesquisa qualitativa a respeito do Projeto de Vida, instituído como componente curricular nos processos de implementação da reforma do Ensino Médio brasileiro a partir da Lei 13.415/2017. Sobre os aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de reflexão teórica. Compreende-se que o Projeto de Vida pode ser concebido como um dispositivo de customização curricular que tem como principal função a normatização subjetiva para formação de um sujeito neoliberal.</p>2025-08-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28721Dos valores da escola à Bolsa de Valores: uma análise da rede social das atividades da B3 Social em Educação2025-10-03T19:14:03-03:00Karine Vichiett Morganmorgan.uff@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo central, a partir da abordagem de Análise de Redes Sociais, mapear e analisar os projetos ligados à área da educação financiados e/ou executados com recursos geridos pela B3 Social que é o braço social da Bolsa de Valores Brasileira. Para tanto, após a criação gráfica da rede social da B3 Social, buscou-se entre os nós nela presentes os sujeitos coletivos com maior grau de interação na rede e isolou-se os projetos realizados. Verificou-se os objetivos e atuações dos sujeitos coletivos e as ações executadas no ano de 2021. A partir das informações coletadas de cada um dos projetos selecionados, analisou-se a ação da B3 Social à luz do modelo elaborado por Fontdevila et. al (2019) que define as estratégias emergentes do empresariado: Mobilização de conhecimento; Network / Rede; Trabalho de Base e Liderança pelo Exemplo.</p>2025-11-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/26300 A epistemologia da pesquisa interventiva em educação e seus reflexos na pesquisa-ação e pesquisa participante2023-07-03T10:11:07-03:00Antonio Pereiraantonyopereira@yahoo.com.br<p><span class="TextRun SCXW46839560 BCX8" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW46839560 BCX8">Analisa os fundamentos da pesquisa interventiva em educação na pós-graduação </span></span><span class="TextRun SCXW46839560 BCX8" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW46839560 BCX8">stricto sensu</span></span><span class="TextRun SCXW46839560 BCX8" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW46839560 BCX8">, modalidade profissional, colocando a questão da natureza da pesquisa a partir da classificação das ciências em teórica, produtiva e prática, a partir de Aristóteles, Tomás de Aquino, Francis Bacon, Descartes e outros, entendendo que a natureza da pesquisa tem vinculação estreita com essa classificação. Definimos a pesquisa básica como produção de novos conhecimentos. A pesquisa aplicada emprega os conhecimentos da pesquisa básica em educação para produzir artefatos e inovações de tecnologia social e educativa, enquanto a pesquisa prática visa à mudança da situação-problema verificada, teorizando a relação ação e mudança. Assume a terminologia de pesquisa interventiva e conceitua e diferencia a intervenção formativa da prescritiva, como objeto de estudo, exemplificando a partir da pesquisa-ação e pesquisa participante.</span></span></p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28455Ação Formativa por Meio do Atendimento Educacional Especializado Itinerante 2025-06-02T14:21:22-03:00Tatiane Sanches Silva Muradastaty.murasanches@hotmail.comCarla Ariela Rios Vilarongacrios@ufscar.brAna Paula Zerbatoapzerbato@usp.br<p>Atendimento Educacional Especializado (AEE) itinerante tem ganhado destaque como estratégia de inclusão escolar para estudantes com deficiência. Este estudo tem como objetivos: compreender como estão sendo operacionalizadas as práticas pedagógicas relacionadas com as mediações atribuídas aos Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI), que atuam no AEE Itinerante em suas ações formativas; descrever e analisar como esse modelo é organizado e implementado na Rede Municipal de São Paulo, a partir da análise das percepções das PAAIs. Com base em entrevistas e grupos focais com 37 PAAIs das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) da rede municipal de São Paulo. A pesquisa busca colaborar com a discussão dos desafios e das potencialidades dessa abordagem no contexto escolar. Os resultados indicam a necessidade de maior integração entre os PAAIs e os professores do ensino comum por meio de formações, além da expansão do número de profissionais especializados.</p>2025-08-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28119Educação Integral e o Novo Ensino Médio: o que dizem os professores? 2025-05-22T20:24:42-03:00Ellen Oliveira de Menezesmenezes.ellen14@gmail.comAdriana Benevides Soaresadrianabenevides@gmail.com<p>O estudo teve como objetivo comparar as percepções de professores sobre sua atuação nos modelos de Educação Integral e do Novo Ensino Médio. Fundamentado em referenciais teóricos sobre políticas educacionais e formação docente, adotou-se uma abordagem qualitativa descritiva, com análise de grupos focais. Participaram professores que atuaram nos dois modelos educacionais, analisados por meio de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados destacaram convergências entre os modelos, como o foco no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, mas também identificaram desafios significativos, como a falta de infraestrutura e resistência à mudança. Professores relataram potencialidades na flexibilização curricular do Novo Ensino Médio e no impacto socioemocional da Educação Integral, mas apontaram dificuldades na adaptação às novas demandas. O estudo conclui que ambos os modelos possuem potencial transformador, desde que apoiados por políticas públicas consistentes que promovam formação continuada e recursos adequados.</p>2025-11-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/27787Aprendizagens Profissionais de Professores Universitários a partir do Planejamento da Atividade Docente 2024-10-15T14:17:58-03:00Taiane Tais Habitzreitertaianethais@hotmail.comAdriana Richitadrianarichit@gmail.com<p>A aprendizagem profissional, entendida como o processo pelo qual os professores reveem, renovam e ampliam saberes e práticas e o compromisso com o ensino, é uma temática emergente nas comunidades científicas ao redor do mundo. O artigo dedica-se a evidenciar e discutir as aprendizagens profissionais de professores universitários em cursos de licenciatura em Pedagogia a partir do planejamento da atividade docente. A investigação tomou por contexto as universidades públicas federais e estaduais de Santa Catarina, que ofertam cursos de licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial. A investigação, qualitativa e interpretativa, envolveu a aplicação de questionário e realização de entrevistas com professores. A análise evidenciou aprendizagens profissionais relacionadas ao <em>planejamento docente</em> e às <em>finalidades da docência</em>, as quais foram constituídas mediante a reflexão sobre a prática, a partilha de experiências, a colaboração e a ressignificação de saberes no âmbito da prática.</p>2025-11-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28608Brincócio, ou aquilo que nasce do encontro entre o ócio com o brincar 2025-10-03T19:12:45-03:00Gabriela Venturiniventurinigabii@gmail.comBetina Schulerbeschuler@unisinos.br<p>Este ensaio teórico problematiza a captura do brincar nas escolas de Educação Infantil no contemporâneo neoliberal. Para tanto, parte de estudos da Pedagogia e da Filosofia da Educação para pensar a relação entre o brincar na escola infantil e a equipagem de uma vida digna. Defende-se que uma vida digna passaria por uma vida passível de luto, com base nos estudos de J. Butler; pelos modos como hoje é-se recebido no mundo, a partir dos estudos de H. Arendt; e por uma vida examinada, conforme as figuras de Sócrates e Sêneca tomadas por Foucault. Com essa composição, toma-se a vida digna considerando o conceito do cuidado de si em Foucault, sem a culpabilização individual ou a autorresponsabilização neoliberal por sucessos e fracassos, a pensar a relação entre a escola infantil, o brincar e o ócio na constituição do conceito de brincócio.</p>2025-11-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28241A relação entre ensino médio e trabalho como dispositivo de governo dos jovens em Mato Grosso do Sul (1961-2021)2025-05-22T20:01:37-03:00Wesley Fernando de Andrade Hilárioweehillario@hotmail.comRosemeire de Lourdes Monteiro Zilianirosemeireziliani@ufgd.edu.br<p>O artigo analisa a operacionalidade da relação entre ensino médio e trabalho como um dispositivo de governo da população jovem em Mato Grosso do Sul, entre 1961 e 2021. A partir da genealogia proposta por Michel Foucault, adota-se a análise de enunciados e práticas que sustentaram essa articulação estratégica, mobilizando, para tanto, os conceitos de dispositivo (em interlocução com Gilles Deleuze), governo e discurso. Examina fontes diversas para compreender como esse dispositivo operou em duas configurações históricas: uma voltada à qualificação profissional obrigatória e outra à preparação para o trabalho imaterial. Os resultados evidenciam que a relação entre ensino médio e trabalho, no período delimitado, não é fixa, mas se reconfigura conforme deslocamentos políticos, econômicos e sociais, determinando as regulações subjetivas dos jovens. A análise explicita as tensões no campo educacional, bem como as disputas e resistências que atravessam esse dispositivo histórico.</p>2025-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/27061Uma breve recuperação das lutas em prol da formação, reconhecimento e valorização dos educadores sociais na perspectiva da Educação Popular2024-03-28T17:33:39-03:00Fernanda dos Santos Paulofernandaeja@yahoo.com.br<p>O artigo aborda a importância dos educadores sociais no Brasil, focando na Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA). Objetiva analisar a trajetória desses profissionais, destacando sua formação, reconhecimento e valorização a partir da AEPPA. Utiliza a metodologia de sistematização de experiências, integrando teoria e prática da Educação Popular. Revela que iniciativas da AEPPA contribuem significativamente para a valorização dos educadores sociais, promovendo formação qualificada e lutando pela regulamentação da profissão. Conclui ressaltando a importância da AEPPA na formação e reconhecimento desses profissionais, fundamentais para políticas sociais inclusivas e transformadoras.</p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28317Peter-Hans Kolvenbach, Sj e o conceito de Excelência Humana à luz da Educação Jesuíta2025-05-22T20:08:09-03:00Marcos Epifanio Barbosa Limaamdgsj@gmail.comLuciane Sgarbi Santos GrazziotinLSGARBI@unisinos.br<p>O artigo apresenta o pensamento do jesuíta Peter-Hans Kolvenbach para a Educação Básica. Situa os contextos em que ele se moveu e como o seu pensamento foi apropriado pela Companhia de Jesus de forma a ajudar a delinear a prática pedagógica da missão educacional dos jesuítas no século XXI. Utilizou-se a metodologia da Análise Documental Histórica na perspectiva do micro-história. A discussão se volta a uma análise relacionada ao tetralema kolvenbachiano quanto aos quatro princípios para a formação jesuítica de pessoas: consciência, competência, compaixão e compromisso. O resultado deste estudo diz respeito à forma como Kolvenbach desenvolveu uma maneira de perceber a educação quando esta trata de uma oferta de excelência, centradas na pessoa e na mensagem de Jesus Cristo, que inspira e dá sentido à confessionalidade das Escolas Católicas como um diferencial de humanização, em um contexto que se dissocia da mercadologização da educação e do empresariamento da escola. </p>2025-08-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/26330Uma terra dourada de tanto ouro: educação católica germânica nos séculos XIX e XX2023-12-22T14:26:19-03:00Luís Fernando Lopesfernandocater@gmail.comAndre Luiz Moscaleski Cavazzaniandre.ca@uninter.comDesiré Luciane Dominschekdesire.d@uninter.com<p>Se a presença e sedentarização germânica e teuto-brasileira, nos variados polos de atração do sul do Brasil já recebeu bastante atenção da historiografia competente, o presente artigo, centra seu foco mais no polo de repulsão do que no de atração destes imigrantes. O objetivo é tentar traçar um panorama das ideias que mobilizaram uma expansão missionária germânica tendo em vista a disseminação pelo mundo do catolicismo romanizado que, por sua vez, engendrava os currículos e as práticas das escolas que atendiam a comunidade germânica e teuto brasileira no Paraná. Assim, num primeiro momento procura-se caracterizar o contexto histórico de repulsão de emigrantes germânicos em direção ao sul do Brasil para, num segundo momento, compreender o campo das ideias, tensões e distensões da Igreja Católica do período que veio a formar e influenciar a mentalidade missionária germânica católica exportada e incorporada em múltiplas escolas teuto-braisleiras.</p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/27239Ser estudante com deficiência na pós-graduação em Educação: narrativas de uma experiência de inclusão 2024-03-28T17:26:42-03:00Elivana Vieira de Souzaelivana.vieira@aluno.uece.brIure Coutre Gurgelyurecoutre@yahoo.com.brGiovana Maria Belém Falcãogiovana.falcao@uece.brIsabel Maria Sabino de Fariasisabel.sabino@uece.br<p>O que conta um estudante com deficiência visual na pós-graduação stricto sensu sobre as experiências vividas nesse contexto? A preocupação encontra-se no centro deste escrito, sustentada na constatação da crescente entrada de estudantes com deficiência na Educação Superior. Com o ingresso desses estudantes alguns desafios tornam-se latentes, a exemplo da necessidade de extinção das barreiras arquitetônicas e atitudinais, adequações no currículo, nas estratégias metodológicas e de avaliação que assegurem a equidade e uma educação pública humana, democrática e voltada para a permanência com qualidade desse segmento. Nesta direção, este artigo objetiva refletir sobre as narrativas de um estudante com deficiência visual acerca das suas percepções, enfocando os desafios e avanços vivenciados no quadro de sua constituição como estudante com deficiência na pós-graduação stricto sensu em Educação. A análise decorre de pesquisa empírica de abordagem qualitativa configurada como um estudo de caso único (STAKE, 2011), precisamente o primeiro mestrando com deficiência visual ingresso nesse âmbito em uma universidade pública estadual no Nordeste brasileiro. Os dados foram produzidos mediante entrevista narrativa (NACARATO E PASSEGGI, 2013) com esse estudante. Os resultados evidenciam que muitos ainda são os desafios vividos no chão da universidade para a garantia da inclusão dos alunos com deficiência nesse espaço, sendo urgente a adoção de estratégias no sentido de visibilizar e valorizar os estudantes com deficiência como sujeitos capazes e com potenciais para se desenvolver e (con)viver em sociedade.</p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/26244O Programa Mais Educação e a temática LGBTQIA+fobia nos Trabalhos Colaborativos de Autoria na cidade de São Paulo2024-10-15T14:07:54-03:00Lenilson de Souza Thomazlennonthomaz@gmail.comFrancione Oliveira Carvalhofrancioneoliveiracarvalho@gmail.com<p>O artigo discute o <em>Programa Mais Educação </em>e o<em> Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), </em>adotados em 2014 pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Eles possibilitaram que diversas escolas desenvolvessem projetos pedagógicos voltados às questões de gênero e sexualidade a partir das demandas dos próprios estudantes. Nesse texto problematizamos às experiências vivenciadas por três instituições de ensino que se dedicaram a combater a LGBTQIA+fobia. A pesquisa realizou-se a partir do método qualitativo, com abordagem etnográfica (Mattos, 2011). O território de pesquisa é o Distrito de Cidade Tiradentes, pertencente ao bairro de Guaianases, Zona Leste da capital paulista. As pesquisas que tocam no tema Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) ainda são poucas e não se debruçaram para as questões de gênero e sexualidade de forma específica. Portanto, acreditamos que este artigo pode colaborar para que essas reflexões se tornem mais presentes no cotidiano escolar, como também, encorajar docentes a propor novas abordagens sobre gênero e sexualidade na escola.</p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/26248Análise das interações e argumentos falados elaborados por estudantes do ensino superior a partir de uma proposta didática pautada em Toulmin2023-07-03T10:16:12-03:00Milena Silveira Resendemilenaresende@discente.ufj.edu.brWesley Fernandes Vazwesley_fernandes_vaz@ufj.edu.br<p>Este artigo visa contribuir para o aprofundamento da discussão sobre interações e argumentação em torno da seguinte questão: os estudantes conseguem, a partir das interações em aula, elaborar argumentos de qualidade? Nessa pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos a pesquisa de campo com intuito de desenvolver argumentação por meio de interações em uma aula expositiva e dialogada em um curso de Sistemas de Informação. A análise estrutural dos argumentos dos estudantes foi realizada com base no Padrão Argumentativo de Toulmin (2006) e análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados apontam que a as interações mais elaboradas aconteceram em maior número, mas o que predominou em suas falas foram os argumentos simples, seguidos dos incompletos e complexos e que, os estudantes se engajaram satisfatoriamente na aula e conseguiram, por meio das interações, sustentar seus argumentos e construir argumentos de boa qualidade.</p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/27204“A alma do Brasil reside na diversidade”: uma análise da vontade de recomposição da diferença, do coletivo e a educação no cenário brasileiro 2024-03-28T17:33:03-03:00Roseli Belmonte Machadorobelmont@yahoo.com.brSandro Faccin Bortolazzosandrobortolazzo@gmail.com<p>Esta pesquisa analisa o cenário político brasileiro a fim de fornecer indicativos para pensar a Educação. Em específico, visa compreender as vontades do atual governo brasileiro em relação aos aspectos sociais e educacionais, considerando, sobretudo, as questões que envolvem a diferença e o coletivo. A análise se concentra no discurso proferido pelo presidente Lula, em 1° de janeiro de 2023, ocasião de sua posse. Como ferramenta analítica, utiliza-se o conceito de discurso e governamentalidade na perspectiva foucaultiana. Dentre os resultados, destaca-se a convergência de duas estratégias: a afirmação da presença de grupos que estavam sendo excluídos do contexto brasileiro; a proposta de ações que visam reconstruir o sentido do coletivo, acionando, também, a Educação. Observa-se uma intenção do governo em reconstruir uma ordem discursiva, agora pautada no coletivo e na diferença, indicando ações educativas e contracondutas em relação às formas de vida em um contexto neoliberal.</p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/27359A atuação teatral na vivência escolar: uma contribuição da linguagem artística para o ensino de ciências da natureza 2024-03-28T17:13:07-03:00Eva Teresinha de Oliveira Boffevaboff@unijui.edu.brMarcia Ines Hartmannmarciahartmann@gmail.comAlisson Vercelino Beerbaumalissonvbeerbaum@gmail.com<p>Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de Arte, via atuação teatral, como possibilidade de interação e significação de conceitos de Arte e de Ciências da Natureza em uma perspectiva histórico-cultural. Compreende-se a necessidade de envolver no ensino da arte uma ampla diversidade de expressões artísticas as quais contribuem no desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes e na compreensão das diversas áreas do conhecimento, em especial ciências da natureza. A metodologia é qualitativa e os dados foram obtidos de revisão bibliográfica e desenvolvimento de aulas em duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos criaram performances como modo de articular a linguagem do corpo com aspectos biológicos e culturais. Os resultados indicam que a atuação teatral contribui para o ensino interdisciplinar. A pesquisa possibilitou pensar sobre as interfaces entre ensino de Arte e Ciências da Natureza diante do aspecto da expressão corporal voltada para a linguagem teatral.</p>2025-03-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/27375A questão da identidade no contexto da educação infantil em escola quilombola 2025-05-22T19:58:20-03:00Suely Dulce de Castilhocastilho.suely@gmail.comMichele Corrêa de Françamichele.franca@edu.mt.gov.br<p>este estudo tem como objetivo discutir as identidades negra e quilombola no contexto da educação infantil, no sentido de compreender a percepção de crianças de 4 e 5 anos quanto à sua própria identidade e como a educação escolar tem lidado com o tema. As crianças participantes foram da turma da pré-escola, do ano de 2018, da Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller, localizada na comunidade Abolição, em Santo Antônio de Leverger (MT). Metodologicamente, é um estudo de abordagem qualitativa, ancorado no método etnográfico e na pesquisa-ação, cujos principais instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e a implementação de um projeto sobre positivação da identidade negra. Os resultados apontaram que a ausência de referência positiva das identidades negra e quilombola impacta negativamente na construção identitária das crianças, com consequências políticas, econômicas e sociais. </p>2025-11-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinoshttps://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/28192A escuta das crianças como direito fundamental e prática transformadora em educação: entrevista com Adriana Friedmann2025-05-22T20:16:39-03:00Rosane Romaniniromaninirosane@gmail.comDinora Tereza Zucchettidinora@feevale.br<p>Adriana Friedmann defende a importância da escuta sensível e ética das crianças como um direito fundamental e como uma prática transformadora para a educação e para a sociedade. Ela propõe caminhos que promovem um diálogo verdadeiro, autêntico e comprometido com as diversas formas de expressão infantil. Em sua trajetória de mais de 40 anos dedicados à defesa dos direitos das crianças, incentiva práticas autobiográficas que convidam educadores a revisitar suas infâncias e a criar espaços de reflexão, consolidando-se como essenciais para entender o universo infantil contemporâneo. No âmbito da formação de educadores, a sua experiência demonstra que escutar as crianças nas suas múltiplas linguagens contribui para uma transformação dialógica e emancipadora, qualificando currículos escolares, políticas públicas e relações sociais. Suas pesquisas e reflexões evidenciam que ouvir as crianças é um direito e um caminho para práticas educativas mais justas e inclusivas.</p>2025-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Educação Unisinos