Visão de professores de Libras de instituições de ensino superior acerca do trabalho pedagógico e da ação docente nesta disciplina

Autores

  • Silvana Mendonça Lopes Valentin Universidade Tecnólogica do Paraná UTFPR
  • Ana Paula Berberian University Tuiuti of Paraná
  • Daniel Vieira da Silva Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Cristina Guarinello Universidade do Centro-Oeste/PR

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19470

Resumo

Esse trabalho objetiva analisar a visão de um grupo de docentes da disciplina de Língua Brasileira de Sinais quanto aos objetivos, conteúdos, metodologia e referenciais teóricos contemplados em Ementas e Planos de Ensino (PE) ofertados nos cursos de licenciatura e bacharelado em Pedagogia, em Instituições de Educação Superior do Oeste do Paraná. Para a coleta do material, adotam-se técnicas de pesquisas bibliográfica, documental e de campo e entrevista semiestruturada, aplicada a nove docentes de Libras de seis diferentes Instituições de Ensino Superior (IES). Analisa-se qualitativamente esse material sob a concepção de Libras como direito linguístico dos surdos. O discurso dos docentes participantes revela que a inserção da Libras no Ensino Superior (ES) toma como centralidade o professor e o estudante surdo bilíngue. Em decorrência disso, atenta-se para (re) pensar o lugar adjudicado à Libras na Educação Superior e seu papel na formação de professores e pedagogos, o que potencializa novas formas de condução da educação dos surdos brasileiros.

 

Biografia do Autor

Silvana Mendonça Lopes Valentin, Universidade Tecnólogica do Paraná UTFPR

Dra em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Docente da Universidade Tecnológica do Paraná, Campus Medianeira.

Ana Paula Berberian, University Tuiuti of Paraná

Dra em Linguística pela Universidade Tuiuti do Paraná, Docente da Universidade Tuiuti do Paraná.

Daniel Vieira da Silva, Universidade Tuiuti do Paraná

Dra em História pela Pontifícia Universidade Católica de Sâo Paulo, Docente da Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Cristina Guarinello, Universidade do Centro-Oeste/PR

Dr em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Docente da Universidade do Centro-Oeste Paraná

Downloads

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Dossiê - Educação de surdos e suas interfaces com as políticas linguísticas