Visão de professores de Libras de instituições de ensino superior acerca do trabalho pedagógico e da ação docente nesta disciplina
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.19470Resumo
Esse trabalho objetiva analisar a visão de um grupo de docentes da disciplina de Língua Brasileira de Sinais quanto aos objetivos, conteúdos, metodologia e referenciais teóricos contemplados em Ementas e Planos de Ensino (PE) ofertados nos cursos de licenciatura e bacharelado em Pedagogia, em Instituições de Educação Superior do Oeste do Paraná. Para a coleta do material, adotam-se técnicas de pesquisas bibliográfica, documental e de campo e entrevista semiestruturada, aplicada a nove docentes de Libras de seis diferentes Instituições de Ensino Superior (IES). Analisa-se qualitativamente esse material sob a concepção de Libras como direito linguístico dos surdos. O discurso dos docentes participantes revela que a inserção da Libras no Ensino Superior (ES) toma como centralidade o professor e o estudante surdo bilíngue. Em decorrência disso, atenta-se para (re) pensar o lugar adjudicado à Libras na Educação Superior e seu papel na formação de professores e pedagogos, o que potencializa novas formas de condução da educação dos surdos brasileiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.