Os estudos sobre a educação de bebês no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18607Resumo
A partir de pesquisa bibliográfica, analisamos a produção sobre a educação de bebês alocada no Scientific Electronic Library Online e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior nos últimos dezoito anos. O objetivo é compreender a trajetória de constituição de um campo de estudos e as tendências da produção de conhecimentos sobres bebês em contextos coletivos. A produção analisada (i) levanta a necessidade de enfrentamento da compreensão do bebê que avance em relação à noção de agrupamento etário; (ii) aponta uma busca pela compreensão acerca do que os bebês fazem quando estão juntos nestes contextos; e (iii) potencializa nossa compreensão do processo de constituição de um campo de estudos sobre bebês impulsionado pela inserção crescente destes sujeitos em instituições de Educação Infantil nas duas últimas décadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.