Os estudos sobre a educação de bebês no Brasil

Autores

  • Elenice de Brito Teixeira Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA/Departamento de Educação - Campus XII - Guanambi, Bahia.
  • Vanessa Ferraz Almeida Neves Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18607

Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica, analisamos a produção sobre a educação de bebês alocada no Scientific Electronic Library Online e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior nos últimos dezoito anos. O objetivo é compreender a trajetória de constituição de um campo de estudos e as tendências da produção de conhecimentos sobres bebês em contextos coletivos. A produção analisada (i) levanta a necessidade de enfrentamento da compreensão do bebê que avance em relação à noção de agrupamento etário; (ii) aponta uma busca pela compreensão acerca do que os bebês fazem quando estão juntos nestes contextos; e (iii) potencializa nossa compreensão do processo de constituição de um campo de estudos sobre bebês impulsionado pela inserção crescente destes sujeitos em instituições de Educação Infantil nas duas últimas décadas.

Biografia do Autor

Elenice de Brito Teixeira Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA/Departamento de Educação - Campus XII - Guanambi, Bahia.

Professora assistente na Universidade do Estado da Bahia. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo Estudos em Cultura, Educação e Infância (EnlaCEI) e do Programa de Pesquisa "Infância e Escolarização: bebês, participação, amizades, cognição e cultura (2017-2022)". Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI).

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Educação

Coordenadora do Grupo Estudos em Cultura, Educação e Infância (EnlaCEI) e do Programa de Pesquisa "Infância e Escolarização: bebês, participação, amizades, cognição e cultura (2017-2022)". Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI). Doutorado em Educação (UFMG, 2010). Pós-doutorado em Educação (Ohio State University, 2018). Professora Associada da Faculdade de Educação (UFMG).

Downloads

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Dossiê - Educação Infantil: em questão as crianças entre 0 e 3 anos e a creche