Inclusão & Educação

Autores

  • Régia Vidal Santos Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.16699

Resumo

No livro em referência, as autoras problematizam uma estratégia considerada imprescindível para que o ideal de universalização dos direitos individuais seja visto como possibilidade no mundo contemporâneo: a inclusão. Esclarecendo, logo no início do texto, não serem contrárias a essa estratégia, reiteram que, diante de uma história de desigualdade e desrespeito às minorias, o direito à dignidade e à vida para todo o ser humano – que perpassa a educação – não se consolida apenas pela imposição legal. As autoras partem, portanto, do princípio de que a compreensão desse modelo político e econômico excludente e do papel de cada um nessa complexa rede que o naturaliza, pode contribuir para que se reconheça e ultrapasse o binômio inclusão/exclusão.

Biografia do Autor

Régia Vidal Santos, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutoranda em Educação na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e mestre em Educação pela mesma Universidade (2016). Graduada e licenciada em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado (1990). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999). Possui especialização em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Tem experiência como docente na educação básica e no ensino superior na área de Arte, com ênfase em Fundamentos e Crítica da Arte, e na área de Educação Especial. Atualmente ministra aulas no PPGE Lato Sensu da UNINOVE.

Downloads

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

Resenhas