Desafios da Gestão na Educação Infantil: Entre Concepções e Práticas de Gestoras

Autores

  • Rúbia Borges FUCAP- Faculdade Capivari
  • Luciane Pandini-Simiano Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.16640

Resumo

O artigo tematiza concepções e práticas de gestoras por meio de suas narrativas no âmbito da Educação Infantil. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de Mestrado em Educação, realizada em duas creches públicas no sul do estado de Santa Catarina. As narrativas das gestoras deslindam pensar desafios que envolvem a gestão democrática na Educação Infantil. A gestão nesse espaço é, muitas vezes, reduzida às questões administrativas, obscurecendo as questõespedagógicas no trabalho gestor. A singularidade dos sujeitos e as possibilidades de participação das famílias, professoras e outros profissionais são secundarizadas. A participação das crianças, desde bebês, é invisibilizada, refletindo o lugar que elas ocupam na instituição. Acreditamos que tais con(tra)dições revelam a precariedade da experiência democrática nesses espaços e, sobretudo, a pouca visibilidade dessa discussão no trabalho de gestor na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Rúbia Borges, FUCAP- Faculdade Capivari

Professora da Faculdade Capivari- Fucap.

Luciane Pandini-Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

PROFESSORA PERMANETE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

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Publicado

2019-07-13

Edição

Seção

Artigos