As políticas de expansão para educação superior dos governos do Partido dos Trabalhadores (2003-2016): inclusão e democratização?

Autores

  • Suely Ferreira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.15451

Resumo

A expansão e a democratização do acesso à educação superior constituíram em uma política social estratégica do projeto de desenvolvimento dos governos do Partido dos Trabalhadores. Nesse cenário, esse trabalho teve como objetivo discutir em que medida o projeto desenvolvimentista dos governos Lula da Silva (2003-2010) e de Dilma Rousseff (2011-2016) articulado com as políticas de expansão para educação superior propiciaram maior inclusão social e democratização. Para tal fim, utilizou-se da análise bibliográfica e documental. O processo de expansão desse nível de ensino vem permitindo o acesso de segmentos da população tradicionalmente excluída de forma ainda restrita. O processo de inclusão e de democratização não poderá ampliar e sustentar se não forem consolidadas políticas sociais de caráter universal para garantir a redução das significativas desigualdades sociais do país.

Biografia do Autor

Suely Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa.

Estágio Pós-doutoral pela Universidade de São Paulo.

Professora adjunta da Faculdade de Educacação da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos