A institucionalização da Educação a Distância no Ensino Superior Público Brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil

Autores

  • Marcello Ferreira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Teresa Cristina Janes Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.7902

Resumo

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é a principal referência de Educação a Distância (EaD) pública no País. Há, em torno dele, um amplo debate sobre o processo de institucionalização da EaD – fenômeno relacionado ao alinhamento e à organização sistêmica dessa modalidade, com o propósito de tornar as políticas de EaD sustentáveis e qualitativamente equivalentes ao ensino presencial supostamente já consolidado. O objetivo do estudo foi o de caracterizar e avaliar o estágio de institucionalização da EaD nas instituições de ensino superior (IES) do sistema UAB, identificando padrões e níveis de similaridade das categorias identificadas. Foram propostos 29 indicadores influenciadores do processo de institucionalização da EaD, submetidos à avaliação de gestores nas IES do Sistema UAB. Os resultados permitiram identificar três principais estágios de institucionalização e categorizar subconjuntos de IES em níveis de similaridade relacionados a características e padrões de ofertas de cursos na modalidade a distância.

Palavras-chave: educação a distância, institucionalização da EaD, sistema UAB.

Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Docente e pesquisador do curso de Licenciatura em Ciências Exatas

Teresa Cristina Janes Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrado Profissional em Gestão Pública

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Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos