Formação universitária, expectativas e condições de inserção profissional
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.3259Resumo
Este artigo trata da relação entre educação e trabalho a partir de investigação empírica com estudantes universitários. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de um questionário a alunos de diversos cursos de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná. Os resultados apresentam a caracterização desse público quanto à situação de emprego durante o percurso que vai do ingresso na universidade à formatura, bem como as perspectivas de futuro quanto ao trabalho e à educação; mostram, ainda, as percepções dos estudantes quanto ao mercado de trabalho e suas relações com a educação escolar. A utilização de referencial teórico da área e o cotejamento dos dados empíricos obtidos com outros estudos similares e indicadores estatísticos oficiais permitem perceber que, apesar da pressão social para que os jovens continuem os estudos em nível universitário, isso por si só não assegura a inserção profissional e sequer garante melhores condições de trabalho e renda.
Palavras-chave: formação universitária, mercado de trabalho, emprego, desemprego, educação.
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