Projeto Político-Pedagógico: limites, contradições e desafios no processo de democratização da escola
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.1368Resumo
Este trabalho é resultado de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GEPPGE – com enfoque na temática da participação. Consiste em uma pesquisa qualitativa que se utiliza da análise documental, tendo como campo de pesquisa uma escola da rede pública municipal de Santa Maria. Neste enfoque objetiva verificar como a escola retrata em seus documentos as formas de participação em seus diferentes níveis de manifestações. A análise realizada indica que existem contradições em relação ao entendimento de participação, considerando que a proposta da escola revela que as decisões serão coletivas, desde que sejam respeitadas as especificidades de cada função, em todos os níveis. Isto evidencia a forte setorização e hierarquização na organização da escola. Este quadro pode ser revertido através do estimulo à autonomia e à participação popular efetiva de modo a romper com o centralismo de poder ainda muito presente na escola em pauta.
Palavras-chave: democracia, participação, Projeto-Político-Pedagógico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.