Projeto Político-Pedagógico: limites, contradições e desafios no processo de democratização da escola

Autores

  • Sueli Menezes Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Clarice Zientarski Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniele Rorato Sagrillo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.1368

Resumo

Este trabalho é resultado de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GEPPGE – com enfoque na temática da participação. Consiste em uma pesquisa qualitativa que se utiliza da análise documental, tendo como campo de pesquisa uma escola da rede pública municipal de Santa Maria. Neste enfoque objetiva verificar como a escola retrata em seus documentos as formas de participação em seus diferentes níveis de manifestações. A análise realizada indica que existem contradições em relação ao entendimento de participação, considerando que a proposta da escola revela que as decisões serão coletivas, desde que sejam respeitadas as especificidades de cada função, em todos os níveis. Isto evidencia a forte setorização e hierarquização na organização da escola. Este quadro pode ser revertido através do estimulo à autonomia e à participação popular efetiva de modo a romper com o centralismo de poder ainda muito presente na escola em pauta. 

Palavras-chave: democracia, participação, Projeto-Político-Pedagógico.

Biografia do Autor

Sueli Menezes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Pesquisadora da Área de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Lotada no Departamento de Administrção Escolar da UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.

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Publicado

2012-05-29

Edição

Seção

Artigos