Inovação e Educação Superior – rupturas e continuidades
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2011.152.895Resumo
O presente artigo refere-se à investigação em andamento intitulada “Um estudo sobre inovação na ação e na formação docente”, cujo campo empírico é uma escola da rede municipal de educação de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. As interlocutoras do trabalho foram quatro professoras indicadas, pela direção da escola e demais docentes, por serem consideradas inovadoras. As mesmas nos possibilitaram compreender os processos formativos que as constituíram como tal, conduzindo-nos a uma reflexão mais aprofundada sobre a Universidade e seu papel frente à formação de professores inovadores. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que os instrumentos e procedimentos para a coleta de dados foram: observação, ficha de registros; análise de registros e documentos; narrativas e entrevistas recorrentes. Para a análise de dados utilizou-se como metodologia a Análise de Conteúdo. Os estudos até então realizados explicitam que a formação acadêmica universitária provocou rupturas paradigmáticas nas concepções educacionais das professoras. No entanto, parece-nos evidente, também, que a Universidade precisa formar uma nova corrente de saberes, construídos pelos professores universitários e professores em formação, considerando suas experiências docentes no cotidiano escolar. Entendemos que a Universidade é, potencialmente, um espaço de reconfiguração dos saberes enraizados nas subjetividades de cada futuro professor ou professora, constitutivos de seu modo de ser gente-professor, indissociáveis e, por isso, merecedores de especial atenção.
Palavras-chave: universidade, inovação, ação docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.