Inovação e Educação Superior – rupturas e continuidades

Autores

  • Gisele Palma UNISINOS
  • Mari Margarete dos Santos Forster Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.152.895

Resumo

O presente artigo refere-se à investigação em andamento intitulada “Um estudo sobre inovação na ação e na formação docente”, cujo campo empírico é uma escola da rede municipal de educação de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. As interlocutoras do trabalho foram quatro professoras indicadas, pela direção da escola e demais docentes, por serem consideradas inovadoras. As mesmas nos possibilitaram compreender os processos formativos que as constituíram como tal, conduzindo-nos a uma reflexão mais aprofundada sobre a Universidade e seu papel frente à formação de professores inovadores. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que os instrumentos e procedimentos para a coleta de dados foram: observação, ficha de registros; análise de registros e documentos; narrativas e entrevistas recorrentes. Para a análise de dados utilizou-se como metodologia a Análise de Conteúdo. Os estudos até então realizados explicitam que a formação acadêmica universitária provocou rupturas paradigmáticas nas concepções educacionais das professoras. No entanto, parece-nos evidente, também, que a Universidade precisa formar uma nova corrente de saberes, construídos pelos professores universitários e professores em formação, considerando suas experiências docentes no cotidiano escolar. Entendemos que a Universidade é, potencialmente, um espaço de reconfiguração dos saberes enraizados nas subjetividades de cada futuro professor ou professora, constitutivos de seu modo de ser gente-professor, indissociáveis e, por isso, merecedores de especial atenção.

Palavras-chave: universidade, inovação, ação docente.

Biografia do Autor

Gisele Palma, UNISINOS

Doutoranda e Mestre em Educação pela UNISINOS (2007); especialista em Psicopedagogia Clínica pelo Centro Educacional La Salle (1994), e graduada em Pedagogia - Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1988). Atualmente é Coordenadora Pedagógica no Colégio São José (SL) e desenvolve programas de formação continuada em instituições educacionais públicas e privadas.

Mari Margarete dos Santos Forster, Unisinos

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa e do Porto/Portugal (2009), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970). Atualmente é professora-pesquisadora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

2011-07-13

Edição

Seção

Artigos