Um pensador do Brasil na Primeira República: uma análise das interfaces entre Estado, raça e educação em Oliveira Vianna

Autores

  • Jean Carlo de Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.152.371

Resumo

O objetivo deste ensaio é argumentar em torno da importância que, nos dias de hoje, é atribuída à “redescoberta” do nacional no pensamento social contemporâneo. Esse processo de atribuição de importância ao nacional tem ocorrido em esfera mundial e tem afetado a produção local. Na esteira desse processo de busca de “autoentendimento” é possível identificar como “alvo” autores relevantes em sua época, marginalizados a posteriori e hoje centrais para entender o processo de construção do nacional e do papel da educação nessa configuração. Na esfera local, um dos principais intelectuais é Oliveira Vianna. A orientação central do artigo é compreender a natureza de alguns dos elementos constituintes da compreensão do nacional e da educação nesse autor, que, por vezes, é associado ao pensamento autoritário brasileiro. A partir de categorias analíticas por ele introduzidas, “clã” e “insolidarismo”, argumenta-se em torno da contemporaneidade de sua crítica ao Estado e o papel derivado daí relativo à educação.

Palavras-chave: itinerários intelectuais, primeira república, formação nacional, educação.

Biografia do Autor

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto IV de Sociologia no Centro de Educação (CE-UFPB), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPB), pesquisador do HISTED-BR/PB.

Downloads

Publicado

2011-07-13

Edição

Seção

Artigos