Um pensador do Brasil na Primeira República: uma análise das interfaces entre Estado, raça e educação em Oliveira Vianna
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2011.152.371Resumo
O objetivo deste ensaio é argumentar em torno da importância que, nos dias de hoje, é atribuída à “redescoberta” do nacional no pensamento social contemporâneo. Esse processo de atribuição de importância ao nacional tem ocorrido em esfera mundial e tem afetado a produção local. Na esteira desse processo de busca de “autoentendimento” é possível identificar como “alvo” autores relevantes em sua época, marginalizados a posteriori e hoje centrais para entender o processo de construção do nacional e do papel da educação nessa configuração. Na esfera local, um dos principais intelectuais é Oliveira Vianna. A orientação central do artigo é compreender a natureza de alguns dos elementos constituintes da compreensão do nacional e da educação nesse autor, que, por vezes, é associado ao pensamento autoritário brasileiro. A partir de categorias analíticas por ele introduzidas, “clã” e “insolidarismo”, argumenta-se em torno da contemporaneidade de sua crítica ao Estado e o papel derivado daí relativo à educação.
Palavras-chave: itinerários intelectuais, primeira república, formação nacional, educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.