Prática pedagógica no ensino médio: o processo de construção da inovação na palavra dos professores

Autores

  • Beatriz Maria Atrib Zanchet
  • Eduarda de Ávila Leal
  • Valéria Islabão
  • Sibele Fouchy Larroque

Resumo

Esse texto apresenta resultados de uma pesquisa das práticas pedagógicas desenvolvidas por 13 professores de ensino médio citadas pelos alunos como sendo “diferentes”. Tomamos as experiências relatadas pelos protagonistas como foco de análise no contexto das inovações, o que implicou adentrarmos num universo de esforços carregados de significados e expressões, colocando-nos em contato com o “chão da escola” e permitindo compreender como essas práticas transformam o padrão de relacionamento entre professores com seus alunos. Procuramos olhar para o cotidiano da escola e da sala de aula de cada um deles buscando apreender o movimento que dá vida e forma às suas ações e reconhecendo-os como sujeitos que edificam e dão sentido às relações estabelecidas no espaço onde atuam.

Palavras-chave: prática pedagógica, inovação, ensino médio.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos