As implicações da pesquisa como espaço formativo para compreender a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2009.133.4957Resumo
Desenvolvido em três fases distintas, este estudo pretende refletir sobre as implicações da pesquisa para compreender a prática docente. A primeira fase indica como os estagiários de diferentes Licenciaturas (Pedagogia, Letras, Matemática e Geografia) puderam efetivar a formação inicial por meio de projetos de pesquisa. A segunda fase, ao investigar o percurso de professoras em um Programa de Educação Continuada/PEC, assinala até que ponto os projetos de pesquisa/ação colaboraram com a formação continuada. A terceira fase, realizada com professores formadores, destaca a pesquisa como espaço efetivo para compreender a prática docente. Conhecer as necessidades dos estagiários e professores, considerando as implicações da pesquisa neste processo é o objetivo que norteia essas etapas. Do ponto de vista metodológico, foi elaborado um mapeamento dos estagiários/professores, das escolas-campo e dos projetos; foram selecionados projetos que privilegiaram a pesquisa como princípio formativo; e foram coletados depoimentos sobre estes processos. Como resultados parciais, detectaram-se efeitos de (co)formação e/ou princípios de composição: a pertinência da teoria para a revisão da prática; novo significado para o pensar relacionalmente; a escuta sensível para afirmar a coerência do pesquisador e implicá-lo epistemologicamente; a teorização para engajar o pesquisador coletivo; e o fortalecimento da autonomia em relação às tomadas de posição, possibilitando ampliar as formas de poder, participação e ação na comunidade escolar.
Palavras-chave: pesquisa como espaço formativo, prática docente, princípios de composição.Downloads
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