A prática docente e a ética na escola
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2010.142.494Resumo
Considerando o contexto em que a discussão ética surge na educação brasileira nos anos 90, o presente artigo situa o papel dos Parâmetros Curriculares Nacionais como meio de difundir a ética na educação escolar. Aborda, também, o debate filosófico entre as correntes fundacionistas e não fundacionistas no campo da ética, buscando mostrar, por meio dos trabalhos de Perelman e de Meyer, como é possível ultrapassar o pensamento dualista e contribuir para aprimorar as relações humanas no curso da existência social. Nesta perspectiva, mostra que, no âmbito da prática docente, é desejável trabalhar com respostas razoáveis e não com respostas taxativas que possam fomentar concepções dogmáticas, não problematizadoras, acerca da ética.Palavras-chave: prática docente, ética, argumentação, problematização.
Downloads
Publicado
2010-08-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.