A prática docente e a ética na escola

Autores

  • Renato José de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2010.142.494

Resumo

Considerando o contexto em que a discussão ética surge na educação brasileira nos anos 90, o presente artigo situa o papel dos Parâmetros Curriculares Nacionais como meio de difundir a ética na educação escolar. Aborda, também, o debate filosófico entre as correntes fundacionistas e não fundacionistas no campo da ética, buscando mostrar, por meio dos trabalhos de Perelman e de Meyer, como é possível ultrapassar o pensamento dualista e contribuir para aprimorar as relações humanas no curso da existência social. Nesta perspectiva, mostra que, no âmbito da prática docente, é desejável trabalhar com respostas razoáveis e não com respostas taxativas que possam fomentar concepções dogmáticas, não problematizadoras, acerca da ética.

Palavras-chave: prática docente, ética, argumentação, problematização.

Biografia do Autor

Renato José de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Av. Pasteur, 250, Urca
22295-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

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Publicado

2010-08-30

Edição

Seção

Artigos