Desenvolvimento de um website para prevenção à violência no namoro, abandono de relações íntimas abusivas e apoio aos pares
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2014.72.01Resumo
Namoros violentos podem gerar transtornos de estresse pós-traumático, depressão e abuso de substâncias. Por isso, medidas preventivas e de intervenção precoce são necessárias. Este artigo tem por objetivo descrever a avaliação de necessidades e a construção de materiais para o desenvolvimento de um website para prevenção à violência no namoro entre adolescentes e jovens brasileiros. Para avaliar necessidades, estudos qualitativos foram realizados com amostras de adolescentes e jovens para identificar intenções de enfrentamento à violência no namoro, as características de namoros abusivos, as habilidades de manejo de conflitos usadas em namoros saudáveis, estratégias facilitadoras do abandono de namoros violentos e o processo de receber e dar ajuda a amigos em situação de maus-tratos no namoro. Com base nos resultados da avaliação de necessidades e no Modelo Transteórico de Mudança, construiu-se um website com cinco módulos: reconhecimento da violência no namoro, fatores de risco para a vitimização pelo parceiro íntimo, habilidades sociais para manejo de conflitos no namoro, abandono de namoros violentos e apoio aos pares. São sugeridos estudos para avaliação dos efeitos da exposição ao website sobre mudanças atitudinais e comportamentais relativas à autoproteção em namoros violentos e ao apoio aos pares.
Palavras-chave: prevenção, educação em saúde, violência doméstica, saúde do adolescente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.