Estresse e escolha profissional: um difícil problema para alunos de curso pré-vestibular

Autores

  • Patrícia Bergantin Soares Paggiaro
  • Sandra Leal Calais

DOI:

https://doi.org/10.4013/4918

Resumo

O ingresso às universidades brasileiras se dá por meio do vestibular, exame que exige empenho por parte dos estudantes. Alunos que nele fracassam ingressam em cursos pré-vestibulares para direcionarem seus estudos para o exame. O ano que antecede a realização do vestibular pode acarretar estresse e ansiedade nos alunos, levando, muitas vezes, ao adoecimento. O presente estudo reflete sobre manifestações de estresse e sua relação com a escolha profissional em 31 jovens de cursos pré-vestibulares. Os estudantes responderam ao Inventario de Stress de Lipp e à Ficha de Informação sobre Escolha. Na amostra, os resultados apontaram 67,7% com estresse, 42,1% com pouca informação sobre a profissão escolhida, 51,6% com uma opção de escolha e 64,6% com insegurança para escolher.

Palavras-chave: estresse, curso pré-vestibular, escolha profissional, vestibular.

Downloads

Publicado

2021-05-30

Edição

Seção

Artigos