Bullying na escola: comportamento agressivo, vitimização e conduta pró-social entre pares

Autores

  • Adriano Severo Calbo
  • Fernanda de Bastani Busnello
  • Marcelo Montagner Rigoli
  • Luiziana Souto Schaefer
  • Christian Haag Kristensen

DOI:

https://doi.org/10.4013/4915

Resumo

O fenômeno conhecido como bullying compreende diferentes formas de agressão, proposital e repetida, adotadas por um ou mais indivíduos contra outro(s) em uma relação díspar de poder. Este estudo analisou a ocorrência de bullying na escola, considerando os comportamentos agressivos e de vitimização, assim como características pró-sociais em estudantes de quinta e sexta séries de uma escola particular do município de Canoas (RS). Participaram da pesquisa 143 estudantes de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre nove e 15 anos. Por meio da utilização do Peer Assessment, verificou-se que 26,57% dos indivíduos já se envolveram em situações de bullying, mas os meninos obtiveram escores mais altos, tanto em comportamentos de agressividade como de vitimização. Os resultados indicam a necessidade de priorizar estratégias de prevenção nas instituições de ensino.

Palavras-chave: bullying, comportamento agressivo, vitimização, comportamento pró-social, escola.

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Publicado

2021-05-30

Edição

Seção

Artigos