Comportamentos de mães em interação lúdica com seus filhos pré-escolares que apresentam comportamento opositor

Autores

  • Annie Catharine W. Bueno
  • Cynthia Borges de Moura

DOI:

https://doi.org/10.4013/4913

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar o comporta­mento de mães em interação com filhos em idade pré-escolar os quais apre­sentam comportamento opositor, a partir de uma situação lúdica arranjada no Laboratório de Estudos do Comportamento Humano da Universidade Esta­dual de Londrina - PR. Participaram da pesquisa 35 mães com idade entre 21 e 56 anos e seus respectivos filhos com idades entre 3 e 6 anos. Todas as crianças apresentavam padrão de comportamento opositor, sendo 89% do sexo masculino. O procedimento consistiu na realização de uma gravação em vídeo, de uma sessão lúdica com cada dupla mãe-criança. As mães foram instruídas a brincar livremente com seus filhos, com os brinque­dos disponíveis na sala, durante vinte minutos. Registrou-se a frequência de quatro comportamentos de interesse: elogios descritivos, elogios gené­ricos, ordens e críticas. Os resultados mostraram que as mães estudadas apresentaram alta frequência de críticas à criança e ao seu comportamento (0,74 respostas por minuto) e baixa frequência de elogios, tanto genéricos quanto descritivos (0,25 elogios por minuto). Assim, observou-se que o pa­drão de interação das mães consistia no uso três vezes maior de críticas, quando comparado aos elogios. Esse dado tem relação direta com a queixa das mães quanto ao comportamento opositor de seus filhos, uma vez que estilos parentais altamente punitivos e exigentes estão correlacionados, na literatura da área, com problemas comportamentais das crianças, como constatado na amostra estudada.

Palavras-chave: comportamento opositor, pré-escolares, situações lúdicas.

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Publicado

2021-05-30

Edição

Seção

Artigos