Caracterização das habilidades sociais de universitários
DOI:
https://doi.org/10.4013/4563Resumo
O ingresso na universidade demanda novas habilidades sociais, e o seu déficit pode trazer aos universitários, dificuldades acadêmicas e interpessoais. Poucos estudos tem abordado a influência dos períodos da graduação e das diferenças de gêneros quanto às habilidades sociais apresentadas por universitários, inclusive quanto a frequência, a qualidade com que ocorrem, e as variáveis antecedentes e consequentes das interações. O objetivo geral deste artigo consiste em descrever as habilidades sociais apresentadas por estudantes universitários ao longo dos anos de graduação, verificando mudanças com o passar dos períodos letivos. Especificamente, o estudo propõe-se a comparação de grupos de estudantes de diferentes anos (1º e 2º, 1º e 3º, 2º e 3º) dos períodos integral e noturno e de homens e mulheres e a apresentação das analises funcionais das interações, considerando os comportamentos e contextos mais frequentes. Foram avaliados 85 estudantes universitários do curso de Desenho Industrial, utilizando-se o Questionário de Habilidades Sociais para Universitários – Comportamentos e Contexto e o Inventario de habilidades Sociais (IHS). Os resultados apontaram diferenças entre homens e mulheres e entre os períodos integral e noturno: as maiores diferenças residem nas comparações entre os anos, indicando que os primeiros e segundos anos necessitam de maiores investimentos em intervenções, pois apresentam maiores dificuldades em comportamentos de comunicação, expressividade e resolução de conflitos. Implicações, limitações e sugestões de estudos também são discutidas.
Palavras-chave: universitários, habilidades sociais, avaliação.Downloads
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