Amizade, infância e TDAH

Autores

  • Soraya Soraya da Silva Sena
  • Luciana Karine de Souza

DOI:

https://doi.org/10.4013/4558

Resumo

A amizade na infância é promotora de desenvolvimento cognitivo, bem-estar subjetivo e apoio social. Apesar desse reconhecimento, há lacunas nas investigações empíricas e teóricas empreendidas. Assim, este trabalho objetiva, num primeiro momento, revisar as perspectivas conceituais e os estudos empíricos recorrentes na pesquisa em amizade infantil. Em seguida, busca identificar a produção científica brasileira específica sobre amizade na infância. Em um terceiro momento, visa discutir a amizade infantil diante do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), revisando as pesquisas nacionais e estrangeiras disponíveis. Por fim, esses trabalhos são analisados criticamente e são levantadas possibilidades de investimento científico sobre a amizade em crianças com e sem TDAH no país.

Palavras-chave: amizade, desenvolvimento, transtorno.

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Publicado

2021-05-30

Edição

Seção

Artigos