Aspectos transgeracionais da gravidez na adolescência na perspectiva de mães e filhas residentes em Parobé e Taquara (RS)
DOI:
https://doi.org/10.4013/4496Resumo
A transmissão transgeracional constitui-se em aspectos relevantes para se compreender as famílias no decorrer do tempo e identificar as influências transmitidas através das gerações. Estas podem perpetuar ou modificar comportamentos e são fortemente percebidas, atualmente, no que diz respeito ao fenômeno da gravidez na adolescência. Este estudo é, então, decorrente de uma pesquisa que objetiva investigar aspectos transgeracionais da gravidez na adolescência em jovens, de 12 a 19 anos, e suas mães, com o critério de que ambas tivessem suas primeiras gestações na adolescência. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, com três duplas de mães e filhas, nos municípios de Parobé e Taquara (RS). Os dados coletados foram analisados pelo método da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados desta pesquisa mostram que os aspectos transgeracionais ficaram evidenciados na gravidez dessas adolescentes e de suas respectivas mães, através dos modelos e repetições vivenciadas por ambas e na busca de experiências diferentes. Neste estudo, observou-se que o apoio da família/companheiro é um importante alicerce para o desenvolvimento dessas jovens e de seus filhos, sendo que o mesmo perpassou as gerações, manifestando-se de diversas formas. O estudo demonstra que as entrevistadas possuem uma percepção positiva e otimista em relação à sua condição e ao futuro, sendo que a gravidez mudou a forma de elas perceberem o mundo e a si mesmas.
Palavras-chave: adolescência, gravidez, transgeracionalidade.Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.