Regresso às Aulas Presenciais durante a Pandemia por COVID-19: sintomatologia psicopatológica e estratégias de coping em estudantes universitários

Autores

  • Mayra Armani Delalibera Universidade Lusíada de Lisboa
  • Irineide Souza Universidade Lusíada de Lisboa
  • Cláudia Lopes Universidade Lusíada de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2022.152.09

Resumo

A pandemia por COVID-19, as restrições e o confinamento obrigatório tiveram grande impacto no funcionamento social e na saúde mental dos indivíduos, com o aumento de perturbações depressivas, ansiosas e relacionadas ao stress. O presente estudo teve como objetivo investigar a sintomatologia psicopatológica nos estudantes universitários no regresso às aulas presenciais durante à pandemia de COVID-19 e conhecer as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos mesmos para ultrapassar esse momento. 188 estudantes responderam ao questionário online constituído de questões sobre o estado emocional, considerações a respeito da pandemia, medidas de prevenção e as condições das instituições de ensino no regresso às aulas presenciais. Também responderam à Escala Toulousiana de Coping reduzida (ETC-R) para avaliar o coping e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) para avaliar a sintomatologia psicopatológica. Os resultados demonstraram que os estudantes apresentavam níveis moderados de depressão, ansiedade e stress e as estratégias de coping mais utilizadas foram de controle, recusa e conversão. Os estudantes que pertenciam a algum grupo de risco apresentavam níveis mais elevados de depressão, ansiedade e stress. A dificuldade em concentrar-se nas aulas e ter medo de ser contagiado aparecem como preditores da depressão, ansiedade e stress.

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Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos