Níveis de Depressão, Ansiedade e Estresse em Familiares Cuidadores de Crianças Com e Sem Diagnóstico de TEA Durante a Pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2021.143.12Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Familiares cuidadores de crianças diagnosticadas com TEA podem ter níveis elevados de depressão, ansiedade e estresse, comparados aos familiares de crianças sem TEA, com possibilidade de intensificação diante da pandemia de COVID-19. O objetivo foi comparar os níveis de depressão, ansiedade e estresse de familiares cuidadores de crianças com e sem diagnóstico de TEA, durante o isolamento social, e analisar os impactos da pandemia a partir de variáveis sociodemográficas aos cuidadores de modo geral. Participaram 77 familiares cuidadores de crianças com idades entre cinco e oito anos (M = 6,06, DP = 1,27). Destes, 42 pertenciam ao grupo de cuidadores de crianças com diagnóstico, com idades entre 20 e 56 anos (M = 36,9; DP = 8,36), e 35 ao outro grupo, com idades entre 19 e 47 anos (M = 34,8 DP = 8,47). Os resultados indicaram diferença entre o grupo de cuidadores de crianças com diagnóstico (M = 19; DP = 11,12) e o de familiares de crianças não diagnosticadas (M= 12,8; DP = 10,7) em relação à depressão. Variáveis sociodemográficas estiveram relacionadas às dificuldades enfrentadas pelos familiares e são discutidas juntamente a limitações e estudos futuros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.