Adaptação do Acceptance and Action Questionnaire for University Students (AAQ-US) para o Português Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2021.143.13Resumo
Este estudo tem por objetivo realizar a adaptação do Acceptance and Action Questionnaire for University Students (AAQ-US), que avalia a inflexibilidade psicológica no contexto universitário. A amostra contou com 123 estudantes de graduação e pós-graduação, de universidades brasileiras, com idades entre 18 e 44 anos. As evidências de validade baseadas na estrutura interna da escala se deram pelas análises paralelas que indicaram a retenção de um fator, assim como a escala original e pela análise fatorial exploratória. O AAQ-US também apresentou boa consistência interna com α=.87 e Omega de McDonald =.70. Além disso, o AAQ-US apresentou evidências de validade convergente e discriminante, tendo correlações com procrastinação, variáveis de saúde mental e flexibilidade psicológica, como também validade de construto pelo método dos grupos conhecidos. Os resultados deste estudo indicam a validade do AAQ-US para o contexto universitário.
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