Habilidades Sociais em Crianças com TDAH: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2021.142.14Resumo
O presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão da literatura sobre habilidades sociais (HS) em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), considerando o período de dez anos. Para tanto foram consultadas as bases de dados LILACS, PsycInfo, SciElo, Eric e Pepsic. A metodologia foi de revisão de literatura, baseada no Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA), com análise temática e de nuvem de palavras com o auxílio do software Iramuteq. Foram consultados na íntegra 34 estudos, divididos em duas categorias: Avaliação das HS de crianças com TDAH e Caracterização HS após intervenção dirigidas às crianças, pais e professores. Os resultados indicaram ausência de regularidade nas publicações; poucos estudos nacionais; predomínio de estudos empíricos, apenas alguns randomizados; tendência do uso de multi-informantes; instrumento SSRS (Social Skills Rating System) utilizado frequentemente e; déficits nas HS de asserção, autocontrole, empatia, cooperação e responsabilidade. A análise de nuvem de palavras evidenciou presença de problemas de comportamento; dificuldades acadêmicas, domésticas e com pares; promoção de repertório comportamental após intervenção; e ausência de intervenções dirigidas à professores. Tendências e limitações foram exploradas, no entanto, indica-se a inserção de outras fontes de dados.
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