Análise de redes sociais: o método e sua utilização nas Ciências Sociais brasileiras

Autores

  • Ciro Antônio da Silva Resende Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4013/csu.2020.56.1.09

Resumo

Este artigo objetiva analisar descritivamente a utilização do método de análise de redes sociais nas principais publicações em Ciências Sociais no Brasil, procurando oferecer contribuições a duas questões: (1) o que é análise de redes sociais?; e (2) em que medida o método tem sido utilizado nas principais publicações da área? Acerca da primeira questão,
empreende-se ampla pesquisa bibliográfica. Com relação a segunda indagação, são analisadas as publicações, entre 2006 e 2016, dos periódicos com a melhor classificação para as seguintes áreas de avaliação: (1) Antropologia e Arqueologia, (2) Ciência Política e Relações Internacionais, e (3) Sociologia. A análise do uso desta abordagem indica a existência de um reduzido número de trabalhos, não havendo diferenças substanciais entre os periódicos das três áreas. No entanto, os trabalhos encontrados exemplificam o aspecto interdisciplinar da análise de redes sociais e sua capacidade de ser combinada com outras técnicas no estudo de diversos fenômenos.


Palavras-chave: Método; Análise de redes sociais; Ciências Sociais; Periódicos.

Biografia do Autor

Ciro Antônio da Silva Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Gestão Pública pela UFMG (2015). Foi assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (2016-2017), atuando no Projeto Dinheiro e política: a influência do poder econômico no Congresso Nacional. Pesquisador do Centro de Estudos Legislativos da UFMG (CEL-UFMG). Suas áreas de interesse são estudos relacionados a Poder Legislativo, lobbying e financiamento de campanhas eleitorais.

Downloads

Publicado

2020-04-14

Edição

Seção

Artigos