O ensino de Ciências Sociais na Faculdade Catarinense de Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.4013/csu.2018.54.1.11Resumo
A história das ciências sociais brasileiras tem sido continuamente revisitada, normalmente tomando-se como marco inaugural a criação dos cursos de graduação em ciências sociais. Reconhecendo-se que estas tiveram diferentes temporalidades nas diversas regiões do país, e que seu processo de institucionalização ocorreu, por vezes, por meio de cátedras em outros cursos de graduação, busca-se, neste trabalho, trazer uma contribuição original para a discussão para esta área. O artigo foca-se na análise das primeiras cátedras de ciências sociais (antropologia cultural e sociologia) criadas na Faculdade Catarinense de Filosofia, instituição fundada na década de 1950 em Florianópolis, por meio dos “relatórios de ensino” produzidos pelos primeiros professores dessas disciplinas. Ressalta-se o caráter de formação de elites culturais que a instituição possuía e a afinidade das discussões desenvolvidas nesse espaço com o debate intelectual da época.
Palavras-chave: história das ciências sociais, ensino de ciências sociais, elites culturais, ensino superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Ciências Sociais Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Ciências Sociais Unisinos acima explicitadas.